sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

REVITALIZAÇÃO DO MERCADO DISTRITAL DO CRUZEIRO - Você é contra ou a favor?

                                                          Imagem do projeto apresentado pela Consultoria

Estamos repassando este importante documento afim de mobilizarmos a sociedade civil brasileira, em especial aos amigos do Éolo Maia para um movimento contra a revitalização do mercado do cruzeiro, proposto pela PBH. Informo que o IAB-Mg participou ativamente das audiências públicas feitas em 2007 que adiaram o desatre em 2007.


Entretanto, o Prefeito Márcio Lacerda está convicto sobre a proposta de revitalização objeto de uma licitação com um único participante, feita em meados do ano passado.

No dia 01/03/2011, haverá uma audiência Pública na Câmara Municipal de BH para discutir a questão. Estamos prestando assessoria à associação comunitária dos cidadãos do bairro Cruzeiro
O IAB-MG já enviou ofício solicitando uma ampla discussão e apresentação do projeto a comunidade que em nenhum momento foi consultada sobre o processo.Outro fato grave: o projeto avoluma os impactos urbanos presentes no bairro. A interface histórica não tem sido considerada neste projeto.
A decisão está bem verticalizada e um debate parece difícil de ocorrer sem pressão popular.
Temos também um fato novo: apoiam o projeto,por motivos estranhos, parte da associação de comerciantes e a associação do bairro Anchieta (!) Repassem este e-mail e participem da mobilização.
É importante! Repitimos  o link da matéria que saiu hoje no Estado de Minas

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/02/17/interna_gerais,210341/pbh-avalia-projeto-que-da-nova-cara-ao-mercado-do-cruzeiro.shtml

ABAIXO ASSINADO: MERCADO DISTRITAL DO CRUZEIRO

REVITALIZAÇÃO SIM! DEMOLIÇÃO NÃO!

Nós, abaixo assinados, rejeitamos e repudiamos o projeto vencedor do Pedido de Manifestação de Interesse - PMI 05/2010, proposto pela Prefeitura de Belo Horizonte, que prevê a demolição do Mercado Distrital do Cruzeiro para a construção de um mega empreendimento que incluí a construção de um shopping Center, dois hotéis e vagas para dois mil carros, ocupando totalmente a área que hoje é destinada ao Mercado e seus estacionamentos, sob o pretexto de revitalização do mercado.
Nós, abaixo assinados, consideramos que é direito das comunidades servidas pelo Mercado Distrital do Cruzeiro participar da elaboração e da escolha do projeto de revitalização que melhor atenda aos bairros do entorno do mercado, garantindo que este projeto não descaracterize o mercado como ele é, e não traga para a comunidade do Cruzeiro e bairros próximos (Anchieta, Serra, Carmo Sion e Mangabeiras) todos os insuportáveis impactos ambientais, de trânsito, mobilidade urbana, esgoto e outros, que o projeto da Santec Engenharia, aprovado pela PBH, certamente ocasionaria.
Nós, abaixo assinados, como parte integrante da Sociedade Civil e como moradores conscientes de seus direitos, efetivamente interessados na melhoria da qualidade de vida e do ambiente da região, estamos plenamente convictos do nosso direito em opinar e deliberar sobre o futuro desta área hoje ocupada pelo Mercado Distrital do Cruzeiro, para que não ocorra a triste possibilidade de uma ditadura econômica e administrativa que nos imponha, de cima para baixo, uma obra e um empreendimento que não queremos e repudiamos. Neste abaixo assinado salientamos que já somos muito afetados pelos imensos transtornos que nos causa o crescimento desordenado da indesejada vizinhança com a Universidade FUMEC, em um bairro tipicamente residencial e que não entendemos o projeto da Santec Engenharia como solução para estes problemas, e sim, como agravamento da situação.
Por fim, esperamos que as autoridades do Executivo e do Legislativo, a quem se destina este documento, determinem as providências necessárias para que este projeto seja interditado e impedido e para que se realize um projeto que esteja em consonância com os anseios e necessidades do Bairro Cruzeiro e dos bairros do entorno do Mercado Distrital do Cruzeiro.
NOME COMPLETO PROFISSÃO IDENTIDADE/0RG.EXP . EMAIL/TELEFONE

1 comentários:

Ben 10 disse...

É claro que sou a favor da reforma, porque alguem estaria contra ?