segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FUMEC realiza Seminário Internacional sobre Governança e Grandes Cidades

Evento acontece no dia 28 de setembro de 2012, das 8h30 às 13h, no Auditório da FEA
A Universidade FUMEC promove Seminário Internacional sobre Governança e Grandes Cidades. O evento acontece no dia 28 de setembro de 2012, das 8h30 às 13h, no Auditório da FEA, localizado no Campus Cruzeiro da Universidade FUMEC (rua Cobre, 200, bairro Cruzeiro). Ele é direcionado a estudantes, professores e profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Direito e Administração Pública. O Seminário é gratuito, aberto ao público, e as inscrições devem ser feitas no local. Haverá tradução simultânea e emissão de certificado.
Seis professores de renome internacional debaterão em mesas redondas sobre a crise da governança metropolitana e a produção informal do espaço e da moradia nas cidades. Destaque para os dois convidados sul-africanos, os Profs. Alan Mabin e Marie Huchzermeyer, da importante University of Witwatersrand, África do Sul. Para debater com eles foram convidados quatro professores brasileiros, Roberto Monte-Mór (UFMG), Heloisa Costa (UFMG), Jupira Mendonça (UFMG) e Edésio Fernandes (DPU Associates, Reino Unido).
“No Brasil, na América Latina e internacionalmente, a urbanização tem tido características semelhantes: trata-se de processo de segregação socioespacial que se dá não apenas na esfera municipal, mas sobretudo na esfera metropolitana. Este padrão perverso tem gerado cidades insustentáveis. A curto prazo tem havido um processo de privatização dos ganhos e socialização dos custos da urbanização. Em uma perspectiva mais ampla, todos perdem com o agravamento dos problemas urbanos, fundiários, habitacionais, ambientais, financeiros e fiscais que são determinados pela urbanização excludente”, afirma um dos palestrantes, o prof. Edésio Fernandes.
“Considerando a importância do tema e especialmente a rara oportunidade de escutar os colegas sul-africanos, acredito que o seminário renderá frutos interessantes. A produção do conhecimento é fundamental para orientar a formulação de políticas públicas e as ações sociais”, afirma o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FUMEC e um dos coordenadores do evento, prof. Alexandre Monteiro de Menezes.
Serviço:
Seminário Internacional sobre Governança e Grandes Cidades
Data: 28 de setembro de 2012
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Universidade FUMEC - Auditório da FEA (Rua Cobre, 200 – Bairro Cruzeiro)
PROGRAMA
Das 8h30 às 10h30
Mesa Redonda: A crise da governança metropolitana (The crisis of metropolitan governance)
Prof. Alan Mabin (palestrante)
Prof. Roberto Monte-Mór (debatedor)
Profa. Heloisa Costa (debatedor)
Das 10h30 às 11h: Intervalo / Café
Das 11h às 13h
Mesa Redonda: A produção informal do espaço e da moradia nas cidades (The informal production of space and housing in cities)
Profa. Marie Huchzermeyer (palestrante)
Prof. Edésio Fernandes (debatedor)
Profa. Jupira Mendonça (debatedor)
Minicurrículo dos professores palestrantes convidados:
Alan Mabin – Professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul. É Mestre pela Universidade de Witwatersrand e Doutor pela Universidade Simon Fraser, no Canadá, e membro do Instituto Sul-Africano de Planejamento.
Marie Huchzermeyer – Professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul. É Doutora pela UCT e pesquisadora interessada em habitação e política de assentamentos informais em diferentes contextos sob uma perspectiva histórica, política e direitos.
Edésio Fernandes – Jurista e urbanista, professor e consultor; membro do DPU Associates/University College London (Reino Unido) e professor associado do Institute of Housing and Urban Studies em Rotterdam (Holanda), e do Lincoln Institute of Land Policy (Cambridge MA, EUA). É Mestre e Doutor pela Warwick University, Reino Unido.
Roberto Monte-Mór – Professor da Faculdade de Ciências Econômicas e do Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - NPGAU, da Escola de Arquitetura, ambas da UFMG. É Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Pesquisador interessado nas áreas de Economia e de Urbanismo, com ênfase em Teorias da Urbanização e do Planejamento Urbano e Regional.
Heloisa Costa – Professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como principais áreas de pesquisa: planejamento urbano, geografia urbana, políticas públicas e implicações socioambientais. É Mestre em Urban Planning - Architectural Association, Doutora pela UFMG e pós-doutora pela Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Jupira Mendonça - Professora da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. É Mestre pela Universidad Nacional Autónoma de México e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Bolsa Sanduiche na Columbia University, NY/USA. Pós-Doutora pela University of Toronto, onde desenvolveu pesquisa sobre governança metropolitana.
 
 
http://www.fumec.br/comunicacao-e-eventos/noticias/fumec-realiza-semin-rio-internacional-sobre-governan-a-e-grandes/
10/09/2012
 
 
 

0 comentários: