segunda-feira, 11 de março de 2013



Roberto Segre na Semana de Arquitetura IAB/MG, em março de 2011.


O Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil informa aos Arquitetos Mineiros que neste domingo faleceu Roberto Segre (Milão, 1934 Niterói, 2013), arquiteto que adotou o Brasil e mais especialmente Niterói como seu lar.
A última vez que vimos o Segre foi proferindo uma conferência  na Escola de Arquitetura. Neste dia, alegre e entusiasmado, nos contou sobre o lançamento do seu livro, fez uma palestra maravilhosa e engrandeceu a abertura do evento onde era ilustre convidado. 
Foi mais um encontro maravilhoso com o grande professor, Arquiteto, Homem, amigo que sempre nos surpreendia com sua inteligência e sagacidade. Neste dia, sua palestra versou sobre o cuidado com os espaços públicos, sobre a Arquitetura que recupera a cidadania. Ficamos maravilhados. Mas isso acontecia sempre que éramos brindados com sua presença.
Em outras ocasiões, tivemos a honra de recebê-lo sendo que ele sempre nos honrou com o melhor da sua sabedoria. Por isso é tão difícil informar a morte deste Arquiteto, intelectual, mestre e amigo foi uma vítima do uso inadequado destes espaços, sendo atropelado de forma estúpida por uma motocicleta neste domingo de março. 

Estamos consternados e manifestamos aqui, nossa solidariedade e nosso testemunho sobre um ser humano que, levado abruptamente da vida,  certamente nos fará falta no convívio cotidiano.

Belo Horizonte, 10 de março de 2013.

"Roberto Segre foi um mestre da vida e o amigo genial. 
Crítico corajoso e livre.
Sempre curioso e sempre aberto ao novo
- uma energia de menino. 
Perdemos nosso mais completo analista.
Perdi um conselheiro e irmão.
Dói fundo."


Gustavo Penna

0 comentários: