domingo, 7 de dezembro de 2008

Palavras da Presidente

Prezados Colegas,

Como dizem alguns, o universo conspira quando, em uníssono, pensamos o mundo. Ontem, dia 6 de dezembro, fomos honrados em Belo Horizonte, com a presença de nada menos que uma das autoridades no assunto habitação da India. Charles Correa, arquiteto indiano, premiado diversas vezes, livros publicados, diversos seguidores de sua obra, deu uma conferência maravilhosa na Casa do Baile. Sempre solícito, sempre calmo, ouviu elogios, falou sobre a Arquitetura Brasileira e nos cobrou uma postura a respeito da brasililidade da arquitetura.

No que foi prontamente respondido por todos na platéia, em especial, o Demetre Anastassakis (que foi em BH especialmente para vê-lo) e por Maria Elisa Baptista (que rezam na cartilha Charles Correa), pelos jovens arquitetos da Horizontes Arquitetura que atuam intensamente na área da habitação de interesse social, em Belo Horizonte. Registro também a presença dos arquitetos Roberto Luís Monte Mor (CEDEPLAR) e José Eduardo Ferolla (Conselho Superior do IAB). Importante mencionar Eduardo Mascarenhas, registrando tudo e Denise Bahia (arquiteta e responsável pelo Museu de Arte de BH). Daí a menção à conspiração do universo: a lei de assistência técnica aprovada, a futura sede do Fórum Mundial, conquistado pelo Governo do estado do Rio de Janeiro que estão na nossa agenda cotidiana e na cabeça da categoria de arquitetos.

Na oportunidade, nos aproximamos do Arquiteto e o convidamos para novas visitas ao nosso país. E de quebra, acompanhamos o pessoal da Casa do Baile, o Charles Correa e Mônica Corrêa para um agradável bate papo no "covil" da comida mineira: o restaurante Xapuri. Se não o seduzimos pela conversa, pelo menos pelo estômago, né? Mas sabemos que deste pequeno sarau, uma amizade foi selada e a promessa de uma constante troca de experiências entre Brasil e India. Impossível não agradecer aqui a Casa do Baile (att. Arquiteta Tereza Bruzzi, diretora da Casa do Baile), pelo convite e ao Arquiteto e professor da Universidade de Michigan, Fernando Lara, pela maravilhosa tarde, ambos tornaram este evento possível. Evento memorável!

Confira mais fotos!

Saudações mineiras e bom domingo!

Cláudia Pires
Presidente do IAB-MG

0 comentários: