segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

IAB-MG premia arquitetos e estudantes mineiros

Encerrando as comemorações de 65 anos de instalação na capital mineira, o Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-MG, retorna depois de seis anos a Premiação de Arquitetura, atualmente em sua 10ª edição. A mesa da cerimônia, realizada no Dia do Arquiteto, 11 de dezembro, no Auditório do Hotel Quality, bairro Cruzeiro, foi composta pelo presidente do IAB-JF, Mauro Santoro Campello, presidente do Sinarq-MG, Eduardo Fajardo Soares, o arquiteto Willian Ramos Abdalla e a presidente do IAB-MG, Cláudia Pires.

A "10ª premiação de Arquitetura do IAB-MG" tem como objetivo principal premiar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos de Minas Gerais, aberta aos arquitetos interessados em inscrever trabalhos de sua autoria, individualmente ou por equipe, produzidos nos último cinco anos. Foram agraciados nomes consagrados da arquitetura mineira como Gustavo Penna e João Diniz, e projetos inovadores como Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI de Marcelo Amorim e equipe; Estações do Conhecimento – Programa Germinar – Gerdau Açominas de Adriana Paiva de Assis e equipe. Todos os projetos vencedores serão expostos a partir de 18 de fevereiro de 2009, para visitação aberta ao público, na Sede do IAB-MG, rua Mestre Lucas, 70 - Cruzeiro.

Além de obras concluídas e trabalhos teóricos publicados, também concorreram projetos, propostas e outros trabalhos relacionados à Arquitetura, Arquitetura de Interiores, Urbanismo e Paisagismo, bem como trabalhos de estudantes de arquitetura que tenham cursado Arquitetura e Urbanismo em escolas de Minas Gerais, escolhidos pela Comissão Técnica formada pelos arquitetos Willian Ramos Abdala, Marcus Vinícius Rios Meyer, Carlos Henrique Affonseca e a diretora cultural da Direção Nacional da entidade, Mirna Luiza Cortopassi Lobo e pela Comissão Acadêmica, composta pela editora da Revista AP Cultural, a designer Gaby de Aragão; a professora da UFMG, Heloísa Soares de Moura Costa e a Coordenadora do Curso de Arquitetura da PUC Minas, Jeanne Marie Ferreira Freitas. Conforme ata final, a comissão técnica preferiu adotar um novo critério de avaliação para tornar a premiação mais justa e democrática, criando uma nova categoria especial para os estudantes.

Confira a lista de premiados.

Assista os vídeos com entrevistas de profissionais da arquitetura.
Leia a entrevista com a Diretora Cultural da Direção Nacional do IAB-MG, Mirna Cortopassi.

0 comentários: