segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Palavras da presidente

Caros leitores,

Clique aqui e confiram algumas fotos da participação da delegação do IAB no Fórum Social Mundial. Estiveram presentes eu, Demetre Anastassakis e Luiz Fernando Freitas, ambos do Cosu do Rio. Participar do fórum foi uma experiência muito rica.

Como convidados, eu e Demetre participamos de uma mesa na Tenda da Reforma Urbana que discutiu, no dia 30 de janeiro, junto com o MNLM- Movimento Nacional de Luta pela Moradia, tendo como participantes outras correntes do Fórum da Reforma Urbana, a política habitacional, uma proposta de um novo desenho para esta política e a assistência técnica dos profissionais de Arquitetura aos principais demandantes destes serviços: os movimentos populares.

Demetre expôs a sua teoria sobre os juros zero para os financiamentos habitacionais utilizando mais do que o dinheiro do orçamento da união locado no FNHIS e apontou para a obrigação do estado de prover infra estrutura para todos. O fez na presença do Arquiteto e Consultor do Ministério das Cidades, Nabil Bonduki. Eu fui convidada para falar como Arquiteta presidente do IAB-MG e ao mesmo tempo Assistente Técnica do Movimento em Minas desde 2005.

Literalmente vesti a camisa e coloquei para o público o compromisso que a categoria deve ter com a aprovação da lei de AT.Importante mencionar que eu estava presente e atenta a relatora internacional da ONU Raquel Rolnik e a repreentante Nacional Lucia Moraes.

Apresentaram seus relatos sobre a situação dos assentamentos precários no mundo e no Brasil, antes da mesa do MNLM e isto em muito subsidiou nossa fala, mediada por Marcos Landa (MG) e por Antônio José (SP) ambos membros da Coordenação do Movimento, em nível nacional. Ao fim da mesa, foi feito um encaminhamento para novas discussões sobre o assunto.

Outro momento importante foi a participação na Oficina da Assistência Técnica organizada pela FNA no dia 31 de janeiro, pela manhã. A discussão coordenada pelo Angelo Arruda foi marcada pela fala do Deputado Zezéu e pelo depoimento da Coordenadora do Fórum, Evelise (RS) que mais uma vez cobrou de nós técnicos mais jogo de cintura e atenção aos apelos da demanda que a população e os movimentos organizados tem a reinvindicar. Mais uma vez falei da minha experiência como Arquiteta e sobre o desafio lançado pela aprovação da lei.Foram momentos muito bons e ricos.

Muito calor, muita chuva, oportunidades de lançar um olhar mais aguçado sobre Belém e refletir sobre a carência da população em uma cidade onde a precariedade dos assentamentos populares é marcante. Presentes estavam a delegação do Sindicato de Minas Gerais (Jurema Rugani e Eduardo Fajardo), Benny Schasberg (MDS), o pessoal do Sindicato do Pará que nos recebeu muito bem e do Sindicato de Sâo Paulo. Marcou presença o Núcleo Sâo José do Rio Preto e seu presidente, o Marco. Ao fim da mesa, descobrimos na programação do Fórum que o IAB-DN havia programado uma oficina para o dia todo no dia 31.01.2008 mas que não ocorreu. Foi uma pena: fica para o próximo né?

Pelo que foi, valeu. Confiram as fotos. E tenham certeza: outro mundo é possível.

Abraços mineiros,

Cláudia Pires
Presidente IAB-MG
Biênio 2008/2009


Delegação do IAB: (D) Demetre Anastassakis, Cláudia Pires
e (E) Luiz Fernando.

0 comentários: