segunda-feira, 2 de março de 2009

Prêmio CAIXA - IAB - 2008-2009


Tema: Idéias e Soluções Sustentáveis para Urbanização e Habitação Social no Brasil

Inscrições: 20.jan.2009 a 15.mai.2009
Envio dos trabalhos: 01 a 12.jun.2009
Divulgação dos resultados: 23.jun.2009
Cerimônia de Premiação: 01.07.2009

Promoção: Instituto de Arquitetos do Brasil

Patrocínio: CAIXA

Apoio: IAB - Distrito Federal


Mensagem da Presidência do IAB


“Em sua 4ª versão, o Prêmio CAIXA IAB cumpre papel fundamental em atenção à temática da habitação de interesse social e direciona-se a colaborar no saneamento da significativa demanda brasileira.A mesma necessidade que invocou o IAB a impulsionar a criação do extinto BNH, motivou a proposição do Prêmio CAIXA IAB, em 2001, que desde a 1a versão teve parceria fundamental da CAIXA, como promotora da premiação.


Com 472 inscrições na soma das premiações de 2002, 2004 e 2006, e o envolvimento de aproximadamente 2.000 participantes, o Prêmio CAIXA IAB tem hoje destaque garantido no embate das idéias para a habitação de interesse social no Brasil.Com a lei nº 11.888, sancionada em 24/12/2008, as famílias de baixa renda terão oportunidade assegurada quanto à assistência técnica pública e gratuita, para o projeto e construção de habitação de interesse social. Iniciar-se-á com a lei, uma possibilidade sem precedentes ao atendimento da grande demanda habitacional aos mais necessitados.


Com a escolha livre das áreas de intervenção, esta versão do Prêmio CAIXA IAB tem potencialidades para contribuir, a partir de um olhar crítico sobre as possíveis demandas, com um valioso diagnóstico e propostas construtivas validadas pelo certame, em todo o território brasileiro. Além de contemplar a categoria profissional, o Prêmio CAIXA IAB 2008/2009 recupera a importante participação dos estudantes de arquitetura e urbanismo. Nas mais de 180 escolas de arquitetura e urbanismo existentes no Brasil, certamente a temática será considerada de relevância na formação de seus alunos.


IDÉIAS E SOLUÇÕES PARA URBANIZAÇÃO E HABITAÇÃO SOCIAL NO BRASIL


Soluções Integradas para intervenções em Comunidades Indígenas e Quilombolas; Habitação Sustentável Multifamiliar em Áreas de Favelas; Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais; Intervenções em Áreas Urbanas Degradadas, apresentam pertinência quanto à real necessidade de uma relevante parcela da sociedade brasileira. Da consideração relativa às questões étnicas, à escala da formação do tecido urbano, bem como de características técnicas sustentáveis, de unidades residenciais mínimas, o Prêmio CAIXA IAB 2008/2009 apresenta um panorama de ampla abrangência, pertinente à atual realidade do pais.Com a realização de mais esta premiação em parceria com a CAIXA, o Instituto de Arquitetos do Brasil cumpre seu papel em promover a qualificação profissional e propiciar o surgimento de tecnologias e soluções, somadas de sustentabilidade, através do democrático processo do concurso público, que com frequência cria oportunidades à aparição de novos talentos e soluções adequadas à boa qualidade de vida nas áreas habitadas pelo povo brasileiro.”


Mais informações na página oficial do concurso.

0 comentários: