terça-feira, 12 de maio de 2009

131º Encontro Nacional do Conselho Superior

O Departamento de Minas Gerais do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG) promove o 131º o Encontro Nacional do Conselho Superior do IAB, COSU. Realizado anualmente, sendo esta edição sediada pelo Departamento Minas Gerais, o evento acontece entre os dias 13 e 16 de maio, reunindo presidentes e conselheiros dos IABs de todo o país de vários departamentos da federação de notável destaque no cenário nacional, tais como Bruno Padovano, Demétre Anastassakis, Miguel Pereira, Marcelo Hobeika, Eduardo Habu, Pedro Taddei, Nádia Someck, Sylvio Podestá, José Eduardo Ferolla, Cristina Evelise, Rosana Ferrari, Carlos Fernando Andrade, Sérgio Parada, Flávio Carsalade, sendo eles, premiados arquitetos no cenário nacional e internacional. Na ocasião será empossada a diretoria do recém-criado Núcleo IAB-MG em Ouro Preto.

A abertura oficial do COSU, dia 12 de maio, às 20 horas, no Auditório da UFOP, contará com a presença de personalidades como o Deputado Fernando Chucre, o Presidente da Entidade Nacional, João Suplicy, além de várias autoridades nacionais e latino-americanas, onde também acontece a Palestra magna “Um diálogo sobre as políticas publicas intersetoriais de turismo, desenvolvimento urbano e habitação nas Cidades Históricas de Minas Gerais”.

O evento, que tem como homenageado especial o Arquiteto Joaquim Guedes, falecido há um ano, será coroado com lançamento de livros de arquitetos, ex-presidentes do IAB, também presentes ao evento: Miguel Pereira (SP) e Campelo Costa (CE), e os arquitetos Maurício Andrés e Cláudio Martins (MG). Ainda na programação, a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP) promove palestra, dia 14 de maio, às 18h30, no auditório do Grande Hotel de Ouro Preto, voltado para os conselheiros do IAB, dentro da divulgação de propostas de parceria para formação de uma rede de assistência técnica IAB-ABCP.

Antecedendo o COSU, será realizado o Fórum “Preservação do Patrimônio Cultural” para debater as questões centrais da gestão urbana dentro de cidades históricas, sendo elas: cultura, turismo, conservação, desenvolvimento urbano e a sustentabilidade, dia 13 de maio, das 8h às 18h, no auditório da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto, Casa Bernardo Guimarães, rua Irmãos Kennedy, nº 601, Cabeças, Ouro Preto, MG.

Confira a programação completa do evento:

Encontro Nacional do Conselho Superior do IAB – COSU

Dia: de 13 a 16 de maio
Horário: das 8h às 18h

Palestra magna “Um diálogo sobre as políticas publicas intersetoriais de turismo, desenvolvimento urbano e habitação nas Cidades Históricas de Minas Gerais”

Dia: 12 de maio
Horário: 20h
Realização no Auditório da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto.

Fórum “Preservação do Patrimônio Cultural”

Dia: 13 de maio
Horário: das 8h às 18h
Realização no Auditório da FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto, Casa Bernardo Guimarães, rua Irmãos Kennedy, nº 601, Cabeças, Ouro Preto, MG.

Palestra “Propostas para Rede de Assistência Técnica IAB-ABCP”

Dia: 14 de maio
Horário: 18h30
Realização: Auditório do Grande Hotel de Ouro Preto

Lançamento de livros

Campelo Costa (CE) lança e autografa '' Os Caminhos da Praia Iracema''

Miguel Pereira (SP) lança “Sobre a Arquitetura brasileira e Ensino na Virada do Século

Depoimentos de Professores e Arquitetos FAU-USP.

Dia: 14 de maio
Horário: após a Solenidade de Abertura do COSU
Local: Parque Metalúrgico – Foyer do Centro de Convenções da UFOP

IAB-RJ lança o Caderno de Boas Práticas em Arquitetura: Ecovilas

Dando prosseguimento ao evento Focus -IAB de sustentabilidade ambiental.
Destaque para texto de Mauro Almada sobre projeto de Joaquim Guedes.

Dia 15 de maio
Horário: após Plenária do COSU
Local: Salão de Eventos do grande Hotel de Ouro Preto

Maurício Andrés(MG) e Cláudio Martins lançam e autografam “Ecologizando a cidade e o planeta”.

Sustentabilidade do Planeta na pauta do IAB

Dia: 16 de maio
Horário: das 15h às 18h
Local: Café e Livraria do Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG em Ouro Preto -MG.
Local: Praça Tiradentes, 04 - Centro Telefax: (31) 3551-5220 / 3551-2567

Conheça as obras e os autores. Clique aqui

0 comentários: