quarta-feira, 23 de setembro de 2009

11ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG- Edital 2009

O Departamento de Minas Gerais do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB MG realizará a 11ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG 2009 – Prof. Sylvio de Vasconcellos, com o objetivo de premiar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos associados ao IAB-MG (incluindo Núcleos) no Estado de Minas Gerais.
Acompanhando as diretrizes da premiação 2008, a 11ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG 2009 – Prof. Sylvio de Vasconcellos visa valorizar a Arquitetura Mineira feita por Arquitetos Associados ao IAB-MG. O intuito e destacar sua contribuição para a cultura, para a divulgação da Arquitetura e para a melhoria das cidades, do ambiente construído, da produção de ensaios críticos sobre temas atuais, tendo como objetivo, a melhoria da qualidade de vida humana. A ênfase da premiação e a criatividade, no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e no compromisso com as necessidades e aspirações do homem contemporâneo. A 11ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG 2009 – Prof. Sylvio de Vasconcellos tem como objetivo principal premiar e divulgar a produção intelectual e profissional dos arquitetos de Minas Gerais. Considera-se arquiteto mineiro, o profissional nascido em Minas Gerais e que exerça as suas funções profissionais no Estado, mesmo que com isso, atendam a outros estados brasileiros. Esta premiação tem como patrono, o Professor, Crítico de Arquitetura e Ex-presidente do IAB-MG, Sylvio de Vasconcellos, no ano em que a entidade encabeça uma campanha em defesa do Patrimônio Modernista Mineiro e na data de 30 anos de morte desse saudoso Arquiteto.

DAS CATEGORIAS E DA FORMA DE PARTICIPAÇÃO:

A Premiação de Arquitetura aceitará trabalhos inscritos para participação de forma individual (por um arquiteto associado) ou por equipes de arquitetos (mais de um arquiteto associado do IAB-MG).
Consta deste edital que 11ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG 2009 – Prof. Sylvio de Vasconcellos selecionará projetos de Arquitetura em três categorias paralelas conforme exposto no item 5, podendo eventualmente, tal escolha ser cumulativa. Os trabalhos apresentados deverão estar incluídos em uma das seguintes categorias a serem mencionadas no ato da inscrição, de forma clara e objetiva:

· OBRAS CONSTRUÍDAS ATÉ AGOSTO DE 2009.

a) habitação unifamiliar e multifamiliar:
a-1: sub-categoria Habitação de Interesse Social;
b) edifícios não residenciais para fins industriais,
c) edifícios não residenciais para fins comerciais, de serviços;
d) edifícios para fins religiosos; para atividades sociais, institucionais, culturais e educativas; para o lazer e o entretenimento (d1- sub categoria pequeno e médio porte/ d2 sub categoria grande porte.(acima de 5000 m2)
d) Arquitetura de Interiores;
e) Urbanismo e Paisagismo;
f) conservação, reutilização, requalificação e valorização do patrimônio construído;
g) projetos especiais (museografia, cenografia, luminotecnia e design de interiores, de acessibilidade);
h) projetos sustentáveis (que envolvam projetos que colaborem para o equilíbrio ambiental urbano, devidamente justificados como proposta)

· . PLANOS E PROJETOS ELABORADOS ATÉ AGOSTO DE 2009:

a) habitação unifamiliar e multifamiliar com subcategoria Habitação de Interesse Social;
b) edifícios não residenciais para fins industriais;
c) edifícios não residenciais para fins comerciais, de serviços;
d) edifícios para fins religiosos; para atividades sociais, institucionais, culturais e educativas; para o lazer e o entretenimento;
d) Arquitetura de Interiores;
e) Urbanismo e Paisagismo;
f) conservação, reutilização, requalificação e valorização do patrimônio construído;
g) projetos especiais (museografia, cenografia, luminotecnia e design de interiores, de acessibilidade);
h) projetos sustentáveis (que envolvam projetos que colaborem para o equilíbrio ambiental urbano, devidamente justificados como proposta).

A 11ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG 2009 – Prof. Sylvio de Vasconcellos também premiará:

o Livros e ensaios críticos elaborados até agosto de 2009 publicados sobre o tema Arquitetura Modernista em Minas Gerais;

o Trabalhos Teóricos, ensaios fotográficos ou textos críticos e monografias não publicadas elaborados até agosto de 2009 sobre os seguintes temas:

· - Arquitetura Modernista em Minas Gerais e mais especificamente abordando vida e obra do Professor Sylvio de Vasconcellos falecido em 1979;
· Habitação de Interesse Social ;
· - Sustentabilidade urbana e
· - Mobilidade Urbana

· Trabalho Final de Graduação (TFG) dos últimos 3 (três) anos elaborados até agosto de 2009, em qualquer categoria e subcategoria, devidamente atestado pela instituição de ensino e pelo orientador conforme modelo anexo, sendo vedada a participação de trabalhos premiados em outras premiações de arquitetura.


PREMIAÇÕES PARALELAS:

A 11ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG 2009 – Prof. Sylvio de Vasconcellos terá, neste ano, a inclusão de 3 (três) categorias individuais a saber:

· Os Trabalho de arquitetos, com até 5 (cinco) anos de profissão, serão alvo de uma premiação paralela intitulado “Jovem Talento do IAB-MG” e serão considerados trabalhos de arquitetos, comprovadamente enquadrados neste perfil, inscritos em todas as categorias;
· 5.2 Trabalhos de Arquitetos cujo sistema construtivo for aço em quaisquer categorias salvo categorias 4.3, 4.4, 4.5 serão alvo de julgamento paralelo intitulado Arquitetura Construída em Aço;
· 5.3 Trabalhos de Arquitetos cujo sistema construtivo for concreto pré-moldado em quaisquer categorias salvo categorias 4.3, 4.4, 4.5; serão alvo de julgamento paralelo intitulado Arquitetura Construída Concreto pré-moldado ;


Concorrerão a estas categorias paralelas, todos os trabalhos selecionados pela comissão julgadora
.
12-CRONOGRAMA

12.2. Inscrições 23/09/2009 a 27/10/2009
12.3. Prazo final de entrega dos trabalhos 09/11/2009
12.4. Julgamento 11/11/2009 a 14/11/2009
12.5.Divulgação dos Resultados: 14/11/2009
12.6- Julgamento de recursos 17/11/2009
12.7. Cerimônia de Premiação e Abertura da Exposição 18/11/ 2009

0 comentários: