sábado, 26 de setembro de 2009

IAB-MG apoia organização do II Forum de Educação Patrimonial realizado em BH

Originário de projeto proposto pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil no ano de 2008, ao Monumenta, o II Fórum de Mestres e Conselheiros tem o objetivo de criar uma agenda permanente e anual sobre Patrimônio Histórico e Cultural no estado de Minas Gerais, contribuindo para que a ação dos Conselhos, a Política Estadual e as Campanhas em Defesa do Patrimônio Histórico rompam os limites da Academia e das lutas das Entidades de Arquitetos e consigam ser defendidas pela sociedade civil (pelo povo).
Na mesa de abertura, ocorrida hoje, 26 de setembro de 2009, no Auditório da Escola de Direito, com palestra inicial da Diretora da escola, Dra. Silma Berti, ficou clara a importância da interdisciplinaridade proposta pelo IAB e IEDS- Instituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável e apoiada pelo IEPHA e Ministério Público, na construção da Agenda Estadual de Patrimônio.

"Temos avançado muito" diz o Coordenador do Fórum, professor Leonardo Castriorta. Entretanto deve-se se propor que a ação de quem preserva seja intercambiada entre seus vários agentes multiplicadores para que o esforço não se perca e que ao contrário, consiga surtir seu objetivo com auxílio da ferramenta internet. O Diretor do IEPHA, Carlos Rangel reiterou este discurso em sua fala e ao explicar a importancia da adesão de 470 inscrições de diversas cidades na Jornada Cultural, proposta este ano pelo IEPHA. O IEDS, representado pelo seu presidente também reforçou a importancia da junção transversal de diversos agentes na construção da ação de preservação.
O IAB-MG representado pela sua presidente, Arquiteta Cláudia Pires e discorreu dobre os 65 anos de luta da entidade em defesa do patrimônio e reforçou a idéia que uma verdadeira política de preservação é construída quando as comunidades se apropriam destes conceitos, têm contato com as visões multidiplinares trazidas da Academia e ainda se capacitam em eventos com este intuito.
O Fórum acontece hoje e a amanhã, na Escola de Direito da UFMG.
Confiram a programação do evento no seguinte link: www.ufmg.gov.br/forumpatrimonio

0 comentários: