quarta-feira, 4 de novembro de 2009

8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA - Imperdível!


8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA

Megaeventos e futuro sustentável são temas da 8ª BIA em SP

O impacto da realização de megaeventos nos centros urbanos será o tema central da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA), que vai de 31 de outubro a 6 de dezembro no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). A organização espera um público de 400 mil pessoas, o dobro do público da edição de 2007.


Com o tema "Ecos Urbanos", a Bienal deste ano se propõe a abordar quatro conceitos: espacialidade, conectividade, originalidade e sustentabilidade. "Queremos falar sobre a responsabilidade do arquiteto na concepção dos espaços coletivos. Mesmo a construção com finalidade social tem de ter originalidade, conectar a malha urbana e ser pensado em sua totalidade", explica Rosana Ferrari, presidente-executiva da 8ª BIA.

HISTÓRIA DA BIENAL

A 1ª BIA foi realizada em 1951, como uma seção da Bienal de Artes Plásticas
O ano de 1973 marcou a realização da primeira mostra autônoma da Bienal
A 2ª edição foi realizada em 1993, 20 anos depois da 1ª Mostra
A 3ª BIA, em 1997, consolidou o elo do trabalho do arquiteto com a sociedade
A 4ª BIA reuniu 150 mil visitantes em 2000
Em 2003, a 5ª edição reuniu 186 mil visitantes
Na 6ª BIA (2005), de tema "Viver na Cidade", foi discutida a visão da arquitetura como ponto de conexão entre a realidade e a utopia na vida urbana
"Arquitetura: O Público e o Privado" foi o tema da 7ª BIA (2007), que atraiu 200 mil visitantes


Workshops e um Fórum Permanente de Debates, com a presença de nomes importantes da arquitetura internacional, a exemplo do suíço Jacques Herzog, do espanhol Jordi Farrando e dos portugueses Nuno Portas e Manuel Graça Dias, serão duas das principais atrações da edição deste ano. Tendo como base o cenário brasileiro atual e experiências anteriores com megaeventos, a exemplo dos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992, será avaliada a qualificação das cidades-sede dos jogos da Copa de 2014, em termos de planejamento urbano, transportes, logística, passando pela arquitetura de novos edifícios, iluminação, mobiliário, interiores e paisagismo.


Veja a programação completa da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura

"Teremos painéis, maquetes e constantes discussões sobre a consequência da realização de grandes eventos para os países. Queremos falar do legado positivo e o passivo deixado pelas construções e evitar os chamados 'elefantes brancos', em que o uso fica ocioso e comprometido", disse Rosana.

Nesta edição, a BIA também terá uma exposição de projetos de estudantes de arquitetura com o tema "Quiosques Sustentáveis" para parques; exposições internacionais de países como Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Itália e Portugal. Além disso, serão apresentados projetos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, uma mostra da Pirelli em comemoração dos 80 anos da marca no Brasil, e um projeto educativo para crianças e adolescentes em parceria com o Instituto Tomie Ohtake.

"Bienal sustentável"

A organização da Bienal de Arquitetura prevê a utilização de materiais sustentáveis nas próprias instalações do evento, cujo resíduo gerado após a desmontagem será reciclado. Conversas sobre inclusão social de portadores de necessidades especiais e geração de emprego e renda para a população local também estão previstas.


8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA

Quando: de 31 de outubro a 6 de dezembro de 2009; terças a quintas, das 12h às 22h; sextas, sábados domingos e feriados, das 10h às 22h
Onde: Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Fundação Bienal, Portão 3 do Parque do Ibirapuera, São Paulo-SP (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº)
Quanto: R$ 12 (estudantes, idosos e crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada). Grátis para crianças até 6 anos e, às terças-feiras, para todos os públicos. Visitas de escolas com agendamento prévio gratuitas às terças e quartas-feiras.


Informações: www.bienalinternacionaldearquitetura.com

0 comentários: