terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lançamento do livro “Patrimônio cultural: conceitos, políticas, instrumentos”, de Leonardo Castriota na 8ª BIA


Vai ser lançado na próxima quarta-feira, dia 18/11, no Fórum Permanente de Debates da 8a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo o livro Patrimônio cultural: conceitos, políticas, instrumentos do arquiteto e professor da UFMG, Leonardo Castriota. Tentativa de oferecer uma visão de síntese da área, o livro foi publicado pela Editora Annablume de São Paulo, com o apoio do IAB-MG e o patrocínio da UNESCO.


O livro parte da constatação de que o patrimônio cultural constitui hoje um campo em rápida expansão e mudança. De fato, nunca se falou tanto sobre a preservação do patrimônio e da memória, nunca tantos estiveram envolvidos em atividades ligadas a ele, nunca se forjaram tantos instrumentos para se lidar com as preexistências culturais. Entramos no século XXI com o patrimônio ocupando um papel central na reflexão não só sobre a cultura, mas também nas abordagens que hoje se fazem do presente e do futuro das cidades, do planejamento urbano e do próprio meio-ambiente.

Patrimônio Cultural: Conceitos, políticas, instrumentos vem cobrir uma lacuna na bibliografia em língua portuguesa, oferecendo uma ampla abordagem à área do patrimônio cultural. Escrito em linguagem clara, o livro aborda com rigor e profundidade uma gama de temas ligados ao patrimônio, das filosofias a ele subjacentes até os recentes projetos de reabilitação em curso no Brasil e no mundo, das paisagens culturais à preservação dos acervos documentais.

Lançamento: Livro Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos

Leonardo Barci Castriota

Formato: 17x24 cm, 380 páginas

ISBN: 978-85-7419-987-0

Dia 18 de novembro - quarta-feira

Horário das 17h às 19h

8ª BIA

Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Fundação Bienal – Parque do Ibirapuera

Maiores informações:

http://www.iabsp.org.br/forum - e-mail: iabsp@iabsp.org.br

Fone: (11) 3259-6866

0 comentários: