sexta-feira, 6 de agosto de 2010

80 anos da Escola de Arquitetura.

Moro na Rua Luís Signorelli. A rua Luis Signorelli fica no bairro Cruzeiro, vizinha à sede do IAB-MG.

Quando estudava Arquitetura, era frequentadora assídua do Savassi Cineclube. Lá fiz uma amizade, um senhor,professor da Escola de Arquitetura da Federal, coincidentemente o homenageado como Professor emérito no dia 05 de agosto de 2010, data comemorativa do aniversário da EAUFMG: Professor Ronaldo Massote. Hoje nos reencontramos. E ele lembrava o nome do filme que nos aproximou: O Amigo Americano, Win Wenders.

Luis Signorelli, arquiteto fundador da escola. Luis Pinto Coelho: arquiteto, fundador do IAB-MG apenas 13 anos depois da fundação da escola de Arquitetura. Taí a história da escola se fundindo na história do IAB-MG. Sylvio de Vasconcellos que o diga.

Felizes coincidências, do particular da minha experiência,para o geral que é a história de vários dos presentes na emocionante cerimônia da escola. Histórias de vida que não param por aí. Estudante de Arquitetura,admirava o Folha de Flandres,jornal cujo editor era o Maurício Campomori, hoje professor da escola e que desvendou para todos, o gigantismo da pessoa de Ronaldo Massote.

Mas não páram por aí as coincidências: quanta alegria saber que a história mineira é tão rica, tão singular.mostrada de forma tão rica pela Professora Celina Borges. ( a foto do Ferolla, singular!) Professor Rafael Hardy, Professora Ismaília Neves, Professor Joel Campolina, Professor Martim Andrada, Professora Heloísa Gama, Professor Henrique Campos Vivácqua, Professor Cézar Simão,Professor Luiz Lanza, Marcus Vinícius Ryos Meyer, Gustavo Penna, homenageados da noite que construíram a história e formaram tantas gerações de Arquitetos.

Aqui nossa homenagem especial ao Valtinho e o Mário Pires que rememoram cada nome dos ilustres do corpo de funcionários que viram a escola produzir crítica e nomes que engrandecem estes 80 anos de vida.

No final desta tempestade de história, Flávio Carsalade, diretor da escola, (ex presidente do IAB) reverenciou as lições de vida falando do desafio do futuro.
E que futuro! Temos muitos desafios pela frente! Grandes perspectivas e um grande páis.Um país urbano,como lembrou o Reitor, Professor Clélio Campolina Diniz.

Parabéns Escola de Arquitetura! Perdoe-me o relato pessoal: mas a data e a pessoalidade da cerimônia, honestamente pediu. Em nome da Diretoria do IAB-MG, parabenizo à grande comunidade da Arquitetura Mineira.

Não temos "apenas história", temos esperança.

Cláudia Pires
Presidente
IAB-MG

0 comentários: