segunda-feira, 9 de agosto de 2010

COMEÇA HOJE O COLÓQUIO IBERO-AMERICANO SOBRE PAISAGEM CULTURAL



Começa hoje, às 19:00 horas no CREA-MG, o 1º Colóquio Ibero-Americano Paisagem cultural, patrimônio e projeto, que a UFMG realiza até o dia 12 de agosto. Reunindo pesquisadores de toda América Latina, Portugal e Espanha, esse Colóquio é fruto de colaboração entre o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o grupo de pesquisa Paisaje Cultural, da Universidad Politécnica de Madrid (UPM).
Segundo os organizadores, a proposta é debater as diversas dimensões da idéia de paisagem cultural, tanto as de natureza conceitual, metodológicas e projetuais, quanto suas implicações para as políticas de valorização e intervenção.
“O momento é propício ao debate”, destacam os organizadores, ao lembrar que a América Latina começa a criar instrumentos para a tutela da paisagem cultural, com destaque para a Portaria 127/2009 do IPHAN, que estabelece a chancela da Paisagem Cultural Brasileira, definida como “porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores”.
Com essa nova visão do patrimônio cultural abre-se uma perspectiva contemporânea para pensar de forma mais integrada diversas idéias tradicionais do campo da preservação, inclusive aquela de “centros históricos”.
O colóquio vai apresentar conferencistas de diversos países, sendo discutidos desde a preservação dos jardins históricos em Aranjuez (Espanha), patrimônio da humanidade pela UNESCO, até a recuperação das paisagens mineradas degradadas no Chile. Também vão ser apresentadas reflexões brasileiras, com destaque para as experiências que o IPHAN tem feito em termos de paisagem cultural do nosso país, como os Roteiros Nacionais de Imigração e os Geoparques da Bodoquena, do Cariri e do Quadrilátero Ferrífero
O IAB participa como apoiador e na oportunidade reforça as ações do Ano estadual de Direito a Paisagem Urbana, campanha da entidade em 2010.
Mais informações no site do evento (www.forumpatrimoniio.com.br/paisagem) , ou pelo telefone: (31) 3409-8820.

0 comentários: