segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

IAB-MG DIVULGA FINALISTAS 12ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA

O Departamento de Minas Gerais do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB MG realizou a 12ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG 2010 – Reflexões sobre a Paisagem Urbana, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional dos Arquitetos em Minas Gerais.

O intuito da premiação foi destacar a contribuição dos Arquitetos para a cultura, para a melhoria das cidades, do ambiente construído, da produção de ensaios críticos sobre temas atuais, tendo como objetivo, a melhoria da qualidade de vida humana. A ênfase da premiação é a criatividade, a valorização do projeto como ferramenta de tomada de decisão e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na natureza, a viabilidade e o compromisso do profissional e do futuro profissional com as necessidades e aspirações do homem contemporâneo.

No atual momento, o IAB-MG enfatiza com a Campanha do Ano Estadual do Direito à Paisagem Urbana, o papel do Arquiteto como profissional apto a dar soluções para os desafios enfrentados pela sociedade contemporânea, tendo como foco as cidades, as propostas de urbanismo sustentável, com soluções para a moradia, para a conservação adequada dos sítios históricos consolidados, para a acessibilidade urbana tendo como meta o cumprimento da agenda 21, da cultura e da qualidade de vida urbanas, ambas previstas pela ONU.

Após analisar os 82 trabalhos apresentados, a Comissão Julgadora 12ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA IAB MG 2010 – Reflexões sobre a Paisagem Urbana, o júri, destacou os seguintes trabalhos candidatos aos Prêmios e Menções Honrosas deste certame:

PLANOS E PROJETOS / OBRAS CONSTRUÍDAS

1- Daniel Moraes de Carvalho e Roberto Eustáquio dos Santos
2- Altivo Duarte Machado Vasconcelos e Karine Gonçalves Carneiro
3- Geraldo Ângelo Silva e Maria Lúcia Mallard
4- David Guerra
5- Cristina Menezes da Costa Croce
6- Gabriel Velloso da Rocha Pereira / Equipe: Luiz Felipe de Farias, Marcelo Palhares Santiago, Matheus Marques Ferreira de Melo Norah, José Neves Bittencourt, Pedro Paulo Pereira, Joaquim A. Pereira
7- Tomas Anastásia Rebelo Horta
8- João Diniz
9- Carlos Alberto Maciel / Equipe: Juliana Barros, Manoela Beneti, Marina Borges, Naiara Ariana, Altivo Duarte, Marco Antônio Vecci, Rafaela Ferraz Machi, Thiers Matos, Flávia Renault
10- Cássio de Lucena Carvalho / Equipe: Vinícius Martins Ávila, Marlon dos Santos
11- Ulisses Mikhail Jardim Itokawa / Equipe: Carlos Alberto Maciel, Raquel Araújo, André Resende
12- Marcelo Palhares Santiago / Equipe: Gabriel Velloso da Rocha, Luiz Felipe de Farias, Matheus Marques Ferreira de Melo
13- Cássio de Lucena Carvalho / Equipe: Carla Paoliello, Vinícius Martins Ávila, Marlon dos Santos
14- Carlos Alberto Maciel / Equipe:Bruno Santa Cecília, Enara Paiva, Fernanda Rabello, Michele Andrade
15- Eduardo Carlos Guerra / Equipe: Alexei Souza Rabelo, Adriana Braga Guimarães, Diogo Barbosa Torres, Isabella Fernandes e Souza, Paula Vilela, Roberta Aragão Lopes, Almeida e Campelo, TECTRAN – Técnicos em Transporte Ltda, Edézio Belengoli, LPC Lacerda Projeto, PREVENT Engenharia de Segurança, Urban Systems - Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Advocacia - KPMG, EBP Estruturadora Brasileira de Projetos
16- Pedro Doyle César / Equipe: Alessandra Guimarães Carvalho
17- Alexandre Brasil e Paula Zasnicoff / Equipe: Edmar Ferreira Júnior, Ivie Azppellini, Rosana Pilo
18- Mario Penna Neves / Equipe: Heloisa Maciel, Luciana Milhomens
19- Luiz Felipe de FariasEquipe: Gabriel Velloso da Rocha, Marcelo Palhares Santiago, Fernando Luiz Lara
20- Rogério Palhares Zschaber de Araújo e Ana Lúcia Goyatá Campante / Equipe: Simone Maria Cancella Duarte, Alzira Lydia Nunes Coelho, Maria das Graças Máfia Araújo, Marcos Eugênio Brito de Castro, Fernanda Fernandes Pinheiro Lima
21- Simone Maria Cancella Duarte e Rogério Palhares Zschaber de Araújo / Equipe: Ana Lúcia Goyatá Campante, Alzira Lydia Nunes Coelho, Maria das Graças Máfia Araújo, Marcos Eugênio Brito de Castro
22- Lúcia Toffolo de Macedo Porto / Equipe: Sidônio Porto Arquitetos Associados Ltda
23- Alexandre Campos / Equipe: Flavio Agostini, Silvio Todeschi, Carlos Teixeira, Ana Assis
24- Gustavo Penna e equipe

TRABALHOS TEÓRICOS

1- Leonardo Barci Castriota / Equipe: Guilherme Maciel Araújo, Michael R. G. Cozen, Tereza Marat Mendes, Yaci-ara Frozer, Eleonora Sade de Assis, Roberta Vieira Gonçalves de Sousa, Jussara G.L. Ramos, João Júlio Vital Amaro, Stael Pereira Alvarenga Costa, Marina Salgado, Paulo Henrique Alonso, Vilmar Pereira de Sousa, Frank de Paula Ribeiro, Marilda Araújo, Sara Simões, Mônica Andrade Tolentino
2- Bruno Santa Cecília
3- João Diniz
4- Carlos Teixeira
5- José Artur Fiúza / Equipe: Alexandre Menezes, Andréa Vilela, José Octavio Cavalcanti, Magda Resende, Mirella Spinelli, Sandra Bianch
6- Marina Salgado

Foram jurados da Premiação:

Roberto Segre - Professor Titular do PROURB FAU-UFRJ– Presidente do Júri
Demetre B. Anastassakis – Presidente da Direção Nacional do IAB (2004-2006)
Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz – Presidente da Direção Nacional do IAB (2000-2004)
Saul Villela Marquez – Conselheiro Superior do IAB-MG (2007-2011)
Ulisses Morato de Andrade – Diretor Projetos Especiais do IAB-MG (2009-2011)
Celina Borges Lemos - Professor Titular da FAU-UFMG.
Marieta Cardoso Maciel- Professor Titular da FAU-UFMG,representante da ABAP em Minas Gerais e membro do Conselho Superior do IAB-MG.
Maurício Andrés Ribeiro – Arquiteto, atuando na ANA, da Agência Nacional de Águas, Presidente do IAB-MG (1983-1985) - membro do Conselho Superior do IAB-MG.

O IAB-MG informa aos participantes que a Cerimônia de Premiação destacará os trabalhos que, segundo a Comissão Julgadora, em ata lavrada na cerimônia de julgamento, receberão Prêmios e Menções Honrosas para cada uma das categorias da premiação. Informamos que de hoje ao dia 09/12/2010, receberemos, para apreciação da Comissão Julgadora, recursos ao aqui disposto.

O IAB-MG agradece a participação de todos os inscritos, reitera a importância das premiações de Arquitetura como forma de divulgação da expertise do trabalho do Arquiteto e convida a todos para Cerimônia de Premiação a se realizar no dia 13 de dezembro de 2010, segunda-feira, no Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG, às 19 hs e 30 minutos.

De antemão, parabenizamos a todos os finalistas e informamos que o conteúdo completo dos projetos selecionados será veiculado nas revistas apoiadoras deste evento.

Belo Horizonte, 06 de dezembro de 2010.

CLAUDIA PIRES
PRESIDENTE


ROSILENE GUEDES
SECRETÁRIA GERAL 

4 comentários:

Unknown disse...

Solicito divulgar os trabalhos selecionados em cada categoria, de forma a atender o Edital e o enunciado desta divulgação.
Da forma como foi escrito, temos apenas os autores dos trabalhos, que sabemos poderiam apresentar até tres trabalhos.
Desta forma não temos até o momento o resultado do 12 Prêmio eportanto o prazo para recurso deve ser prorrogado.

Unknown disse...

Tenho que concordar com o João, quando solicita a divulgação do resultado conforme o EDITAL e o ENUNCIADO desta divulgação.

"...júri, destacou os seguintes trabalhos candidatos aos Prêmios e Menções Honrosas deste certame:.."

desta forma a lista apenas com os nomes dos arquitetos e equipes gera uma certa confusão e destoa do edital do concurso.

Acho de extrema importancia que os resultados devam ser apresentados de forma clara, de acordo com o edital listando os TRABALHOS classificados por categoria com seus respectivos autores.

Unknown disse...

Complementando,
Enquanto não for divulgado o resultado de maneira clara, seguindo os dispostos no edital, será impossivel que se abra a fase de recursos.

Pois nem os arquitetos que constam na lista sabem em que categoria ou com qual trabalho foram classificados.

Instituto dos Arquitetos do Brasil disse...

Aos participantes da Premiação: a solicitação de divulgação de ata com conteúdo completo fica atendida a partir de hoje. Cada arquiteto tem até a noite de 12 de dezembro para enviar seu recurso à Comissão julgadora. Pedimos desculpas a todos.