quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sanção do Projeto de Lei que cria o conselho de Arquitetura e Urbanismo sai amanhã, dia 30.12.2010.

Foto da Comissão do CBA - Colégio Brasileiro de Arquitetos,  presente na Plenária Histórica
em 21 de dezembro de 2010, quando o projeto foi aprovado no Senado Federal
com parecer do Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG que cumpriu sua promessa e representou
os Arquitetos Mineiros, a pedido do IAB-MG). Fonte: http://www.caubr.org.br/


 História: Primeiras reuniões do CBA, no Rio de Janeiro, no escritório do Edison Musa. Da esquerda para a direita e à frente, os presidentes da ABAP, Benedito Abbud; da AsBEA, Edison Musa; do IAB/DN, Carlos Fayet; da ABEA, Gogliardo Maragno e da FNA, Eduardo Bimbi. De pé e atrás, como convém, os jovens vice-presidentes da FNA, Ângelo Arruda, e do IAB/DN, Haroldo Pinheiro. Fonte: FNA

O presidente Lula sancionará dia 30.12.2010, o projeto de lei que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Vitória para os Arquitetos, ganho para a sociedade brasileira, veja o depoimento emocionado do Presidente Vitalício do IAB, Haroldo Pinheiro.
IAB: 90 anos de História e luta pela Arquitetura.
Parabéns Arquitetos!
Abaixo trasncrevemos um depoimento do Ex presidente do IAB, Haroldo Pinheiro:

"Prezados colegas,
Amanhã, 30 de dezembro de 2010, viraremos importantíssima página da história da organização da Arquitetura no Brasil - encerraremos um capítulo formidável e iniciaremos outro, tão ou mais importante.
Em momento tão alegre para todos nós, e justo nos festejos de fim de ano, eu quero cumprimentar especialmente o colega Gilson Paranhos - Presidente Nacional do IAB, nosso representante - e por seu intermédio cumprimentar a todos os colegas com os quais convivi no Conselho Superior do IAB desde 1997 até este luminoso ano de 2010.
Naquele ano, retomamos os trabalhos pela criação do Conselho de Arquitetura ainda na gestão de Gregório Repsold - Presidente do IAB que, junto com os colegas presidentes da ABEA e FNA, assinou a Carta de Belo Horizonte, comprometendo-se a buscar a unidade para chegar a um anteprojeto de Lei consensuado, conforme recomendou a plenária final do XV Congresso Brasileiro de Arquitetos (Curitiba, 1997), reiterada em nossa reunião de Brasília (Ceplan/UnB, dezembro/1997).
Em 1998, com a inclusão da ABAP e AsBEA, em estratégica ação liderada pelo saudoso Presidente Carlos Fayet, a criação do Colégio Brasileiro de Arquitetos (CBA), tornou o compromisso mais amplo e definitivo - fielmente cumprido por seus sucessores no IAB/DN: eu mesmo (com grande honra), Demetre Anastassakis, Gilberto Belleza, João Suplicy e, agora, Gilson Paranhos.
Naturalmente, não esqueço dos colegas eleitos presidentes das demais entidades com os quais convivemos tão próximamente neste período:
- ABAP: Benedito Abbud, Rosa Kliass, Lucia Porto, Eduardo Barra e Saide Kahtoune;
- ABEA: Itamar Kalil, Maria Elisa Meira, José Geraldine Jr. e José Lanchotti;
- AsBEA: Edison Musa, Gianfranco Vanucchi, Henrique Cambiaghi, Jorge Konigsberger e Ronaldo Rezende;
- FNA: Kelson Senra, Eduardo Bimbi e Ângelo Arruda.
Todos estes, juntamente com os demais membros de suas instâncias diretivas, foram atores importantes nos 13 anos que realizaram nosso pleito de 52 anos.
A todos cumprimento, e fazendo-o através da pessoa do atual Presidente do IAB, o faço com alegria pelo conhecimento que tenho de sua correta atuação no presente capítulo: desde quando foi eleito presidente do IAB/DF (1999/2001), secretário geral do IAB/DN (2002/04), atuando como secretário executivo do IAB (2006/08 e 2008/10), até sua eleição para a DN (2010/12).
Integrante do Conselho Superior do IAB seguidamente, desde 1999 (e antes, se não me falha a memória, entre 1995 e 1997), o colega Gilson Paranhos dedicou-se contínua e firmemente ao trabalho pela viabilização da aprovação do CAU - antes nos bastidores, agora no proscênio.
Em seu nome, Gilson, merecidamente nosso maestro nos últimos acordes que embalam o nascimento do CAU, as emocionadas homenagens que dirijo a todos os colegas que participaram - com sinceridade e honestidade de propósitos, como líderes destacados ou como discretos apoiadores, arquitetos e/ou políticos - da construção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
Amplo e fraterno abraço,

Haroldo Pinheiro,
Conselheiro do IAB"


LEIAM, ABAIXO, AS MATERIAS DO SITE DO SENADO E ASSISTAM AOS PRECIOSOS MINUTOS DE GRAVAÇÃO DA APROVAÇÃO DO CAU


             http://www.senado.gov.br/noticias/tv/programaListaPadrao.asp?COD_VIDEO=45360

0 comentários: