terça-feira, 26 de abril de 2011

Deu na Folha: "Arquitetura no Brasil está repetitiva, diz Portzamparc" - 26.04.2011

Foto do site de Christian de Portzamparc

Em entrevista publicada pela Folha de S. Paulo no dia 26 de abril, o Prêmio Pritzker Christian de Portzamparc critica a arquitetura brasileira, que, segundo ele é comercial e repetitiva e pode até criar tristeza. De acordo com Portzamparc, a falta de debate sobre o tema e a falta de planejamento urbano no país são as principais responsáveis por isso. Veja um trecho da entrevista publicada no jornal:



Folha - O que o senhor acha da arquitetura feita hoje no Brasil?

Christian de Portzamparc - É uma arquitetura muito comercial, que repete o mesmo modelo. Tenho a impressão de que não se pode fazer nada diferente. É claro que existem prédios muito interessantes e grandes nomes, como Paulo Mendes da Rocha e outros da nova geração.

Mas acho que os arquitetos não são pagos de maneira razoável nem têm chance de fazer pesquisa para algo criativo. São obrigados a fazer tudo rápido e a apresentar a primeira solução.

Não existe debate, também. Hoje temos um assunto importante no Rio: a Marina da Glória, que será reconstruída sobre o aterro do Flamengo, uma obra importantíssima de urbanismo e paisagismo do século 20.

Fazer um projeto nesse lugar é alguma coisa maior, como se fosse a pirâmide do Louvre. Mas ninguém sabe...


A matéria esta disponível na íntegra para assinantes do jornal no endereço:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2604201111.html

0 comentários: