sexta-feira, 6 de maio de 2011

IAB entra com solicitação para tombamento do Mercado do Cruzeiro e do Perímetro da MG030


O IAB-MG decidiu agir de forma contundente no processo de preservação de dois exemplares da arquitetura e da paisagem urbana de Minas Gerais.

O Mercado do Cruzeiro, localizado na Rua Ouro Fino e alvo de um projeto de demolição e descaracterização e as visadas da MG-030 em Nova Lima, região de Vales e montanhas com riquíssimo valor ambiental, paisagístico e cultural foram alvos de ações do IAB-MG. (assine a petição pública em http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=AMOREIRO)  

Segundo a Presidente da entidade, Cláudia Pires, o tombamento é uma medida extrema quando,esgotados todos os argumentos para a preservação do patrimônio cultural, o poder público e os interesses imobiliários constituídos não são senssibilizados frente às postulações da comunidade.

"Temos que agir urgentemente com pedidos de tombamento no Mercado do Cruzeiro e na MG-030 em Nova Lima já que não somos ouvidos e os argumentos de preservação sustentável, minimização de impactos ambientais e principalmente, participação popular nos processos de aprovação e licenciamento não são considerados". considerou a Presidente. A última reunião do Conselho foi paradigmática: o projeto do Mercado foi colocado na pauta do Conselho de Patrimônio discretamente e o Mercado foi salvo de vir ao chão graças às uma mobilização da Associação dos Amigos do Cruzeiro, contrários ao projeto e também de entidades his'toricamente ligadas à preservação cultural que é o caso do IAB e do SINARQ. "O que ocorreu recentemente na reunião de conselho de patrimônio demonstrou muito bem como a questão da preservação do Mercado vem sendo tratada. Aí resolvemos agir solicitando o tombamento do Mercado como forma de resguardá-lo da demolição.Foi o jeito já que tentamos diáologo com a Prefeitura desde o ano passado sem sucesso", continua a presidente.

No caso da MG-030,o problema é outro: "Participamos ativamente da organização do Seminário para discutir o futuro da cidade e conseguimos reunir a sociedade local para discutir o processo de crescimento predatório da especulação imobiliária no município, que tem como principal parceiro,o poder público municipal."

No seminário o Prefeito Carlos Roberto Rodrigues, pressionado pelas evidências de que o seu governo passa à margem do que poderia ser compromisso com o crescimento sustentável da cidade, se comprometeu a revisar o Plano Diretor e a Lei de Uso do Solo junto com a sociedade civil organizada. Entretanto,no dia seguinte, continuou na pauta do CODEMA o licenciamento de 04 torres de 24pavimentos em frente ao shopping Serena Mall, na MG-030.

Diante da ameaça, o IAB-MG encaminhou pedido de tombamento do perímetro da MG030 em vistas e visadas e espera com isso reverter o licenciamento que foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros do CODEMA recebendo apenas votos contrários dos seus relatores.  

1 comentários:

Carlos Alberto disse...

Prezado (a) Senhor (a),

Lançamos o perfil www.twitter.com/mercadocruzeiro para debatermos os assuntos relacionados ao mesmo.

Deixe lá suas sugestões, críticas e tudo mais que achar conveniente.

Um abraço.