sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Comissão julgadora da 13ª Premiação se reune no IAB-MG

Entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2011, estarão reunidos na sede do IAB-MG, em Belo Horizonte, os membros da comissão julgadora da 13ª Premiação de Arquitetura - Ano Estadual de Inclusão pela Arquitetura. O Departamento de Minas Gerais agradece aos ilustres jurados a  participação no evento. Este ano, a comisão julgadora é composta pelos seguintes arquitetos:
Demetre Anastasakis
Gaston Oporto
Sylvio de Podestá
Ulisses Morato

Abaixo, segue breve perfil dos membros da comissão.
_______________________________________________________________________

Demetre Anastassakis

Nascido em Atenas, Demetre Anastassakis mudou-se da Grécia para o Brasil com oito anos de idade. Criado em Nova Iguaçu, município situado na Baixada Fluminense, formou-se em arquitetura em 1973, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós-graduou-se em planejamento urbano e regional na mesma instituição. Desde essa época, atua como arquiteto e urbanista. 

Entre os principais projetos desenvolvidos por ele estão o mutirão São Francisco, para habitação popular, em São Paulo (obra realizada durante a gestão Luíza Erundina), e a reurbanização da favela da Maré, Rio de Janeiro, que fez parte do programa Favela-Bairro e foi exposta na última Bienal de Arquitetura de Veneza.
 ________________________________________________________________________
Premiado diversas vezes pelo IAB, vencedor de vários concursos, ocupou diversos cargos públicos estaduais e municipais. Foi presidente do IAB/RJ, foi presidente da Cooperativa de Profissionais do Habitat do RJ. Foi professor da Universidade Santa Úrsula, no Rio e professor pesquisador visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem proferido palestras e conferências no Brasil e no exterior principalmente sobre habitação popular e com grande freqüência nos Encontros Regionais, Nacionais e Latino-Americanos de estudantes de arquitetura e nas Conferencias das Cidades de diversos municípios e estados.

Foi presidente nacional do IAB ( 2004-2006) e é membro vitalício do Conselho Superior do IAB. Foi membro do Conselho Nacional das Cidades. Atualmente, está envolvido com o Planejamento Metropolitano e a intervenção nas grandes favelas  no PAC-Programa de Aceleração do Crescimento e projetos habitacionais do PAC- FNHIS.

Projetou, dirigiu obras de cerca de 15.000 unidades habitacionais construídas.


Gaston Oporto

Engenheiro Arquiteto pela EAUFMG - 1975

  • Pos-graduação / Urbanista - 1976;
Mestrado em arquitetura - 1999;
  • Departamento de Planejamento Físico e Obras DPFO - UFMG 1977 - 1988;
  • Escola de Arquitetura UFMG - Professor Depto. PROJETOS 1981 - 2000;
  • CLO - Arquitetos Associados Ltda - 1989 - 1991;
  • ACTA - Arquitetos Consultores Técnicos Associados Ltda. 1991 - atualidade.

____________________________________________________________________________________________________________

Sylvio Emrich de Podestá

Engenheiro Arquiteto pela EAUFMG / 1982

  • Sócio/ Fundador da Revista Vão Livre (BH/MG) e Revista Pampulha (BH/MG).
  •  Sócio diretor da AP Cultural,  editora de livros e revistas de arquitetura, design e meio ambiente.
• Professor Convidado da EAPUC Minas (Desenho e Expressão), biênio 2003/2004.


• Professor Convidado da EUAFMG (Projeto1), biênio 2005/2006.


• Professor Convidado EAPUC Minas (Detalhes de Arquitetura e Planejamento e Projeto de Arquitetura VI), 2010 -


Podestá, desde os anos 70, atua intensamente no ofício de pensar e fazer arquitetura através de suas obras construidas, projetos, docência  e atividade editorial. Sua vasta produção arquitetônica conquistou diversas premiações e publicações de repercussão nacional e internacional. Atualmente integra o Conselho Superior do IAB-MG.
 ________________________________________________________________________


Ulisses Morato de Andrade

Nasceu em Belo Horizonte, 1968. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista de Minas Gerais (1992). Possui pós-graduação em Tecnologia e Produtividade na Construção Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008). Desde 1992 dirige a Morato Arquitetura, escritório que atua em projetos de arquitetura, arquitetura de interiores e urbanismo.

Possui projetos publicados em livros, jornais, e revistas especializadas de circulação nacional e internacional (U.S.A., Espanha, Israel, Uganda). Recebeu o Prêmio Jovens Arquitetos, em 1996, pelo Departamento de São Paulo do Instituto dos Arquitetos do Brasil, IAB-SP, na categoria Edifício Institucional. Em 2005 apresentou projetos no II Congresso Internacional de Cidades Históricas de Cuba. Participou da 3ª e 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1996 e 2009. Foi finalista do V,  VI e VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa de São Paulo em 2008, 2009 e 2011. Recebeu prêmios do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-MG: na categoria Residência Unifamiliar e Edifício Institucional em 2008, na categoria Valorização do Patrimônio Histórico em 2009. Também em 2009, recebeu o Prêmio World Architecture Community / 4th Cycle por uma residência unifamiliar. Atualmente é Diretor de Projetos Especiais do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-MG, e membro editor do portal World Architecture Community.
________________________________________________________________________

0 comentários: