segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

IAB-MG DIVULGA ATA DA 13ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA PARA TRABALHOS TEÓRICO / LIVROS E SELO VERDE

Trabalhos Teóricos e Livros



Ata de Julgamento


A equipe de avaliação considerou todos os trabalhos de excelente qualidade.

As características formais e temáticas eram bastante diferentes, uma vez que a categoria contemplou temas, livros, sites.

Em função desta diversidade foi impossível definir critérios comuns para a análise dos trabalhos.

Consideramos na definição dos premiados razões específicas, que em nada desqualificam os não premiados e que expomos a seguir.



 


Selecionamos os seguintes trabalhos:


Ponto de Fuga, do arquiteto José Otavio Cavalcanti. Pelo fôlego e consistência do trabalho, valor artístico e pela reflexão que provoca sobre a arquitetura e urbanismo. O registro histórico, da arquitetura, da cidade e dos diferentes modos de interação social e cultural com o espaço proporcionam um dialogo entre a visão individual e subjetiva do autor com a percepção coletiva, falando a todos os leitores e de uma forma especial a nos arquitetos.


A Arquitetura de Antonio Augusto Barbosa Moura, de Antonio Augusto Pereira Moura. A iniciativa de contar a história deste arquiteto de Montes Claros enriquece o nosso conhecimento e demonstra o quanto temos ainda a aprender e descobrir quando rompemos as barreiras de nosso entorno mais imediato. A história da arquitetura moderna em MG vem sendo reconstruída a partir de muitas iniciativas relevantes, como essa.


12 Recomendações para a Arquitetura Durável, de João Diniz. O trabalho faz uma contribuição relevante ao sistematizar um conhecimento essencial em nossos dias. Faz isso de uma forma clara, consistente e adequada gerando um material de extrema utilidade para os arquitetos e estudantes. A sua produção com a participação de alunos, a publicação a facilidade acesso ao material são aspectos inovadores que ampliam o alcance e significado do trabalho.

A Comissão,


Ana Maria Schmidt
Marieta Maciel
Nísia Werneck

................................................................................................................................................................

SELO VERDE
Minuta Categoria Selo Verde 

A comissão julgadora complementar, reunida na sede do IAB-MG no dia 03-12-2011, analisou todos os projetos selecionados pela comissão julgadora, tendo como objetivo avaliar os projetos sob a ótica de atributos de sustentabilidade.

Após a análise dos projetos, a equipe constatou que em geral não houve uma preocupação explicita desde a fase de concepção dos mesmos com os itens de sustentabilidade, embora alguns projetos apresentassem soluções com potencial de desenvolvimento desses aspectos. Para a comissão, dado o numero elevado de projetos apresentados e a diversidade dos mesmos, fica patente nos projetos apresentados que a atividade projetual ainda não incorpora de maneira cotidiana a sustentabilidade na sua prática. Não havendo, inclusive,a apresentação de índices de desempenho formalmente estabelecidos. No entanto, o grupo reconhece que três projetos se destacaram na categoria Selo Verde IAB. Sao eles:

1. Projeto 16, Instituto Célio Faria de João Carlos Moreira Filho): destaque para a seleção de materiais e uso de energia solar para aquecimento de água

2. Projeto 20, Eduardo Beggiato e Edwiges Leal / Equipe (Gregório Fiorotti e Renato Machado): destaque relativo à inserção no terreno, implantação atendendo orientação solar, áreas de sombreamento, ventilação natural, aproveitamento de água de chuva

3. Projeto 23, Mobilidade e Acessibilidade Urbana a partir da Bicicleta, em Viçosa – MG, José Maurício de Oliveira Barros:considerada a proposta mais consistente na categoria, considerando-se o perfil universitário da cidade, favorecendo o transporte com propulsão humana em todas as suas modalidades.

Assim, a comissão decidiu por conceder uma menção honrosa ao projeto 23 e destaque para os projetos 16 e 20, pois cumpriram parcialmente os atributos descritos na categoria Selo Verde IAB - MG
Belo Horizonte, 03 de dezembro de 2011.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza
Sergio Myssior
Emmerson Ferreira

A solenidade de premiação acontece hoje no auditório da EAUFMG:



0 comentários: