sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Protesto Irreverente - Carnaval 2013

 
Com máscaras de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, arquitetos, estudantes e amigos prometem fazer do Carnaval do Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul e Minas Geraisum protesto irreverente contra o contrato firmado pelo Governo do Distrito Federal e uma empresa de Cingapura para planejar Brasília para os próximos 50 anos. A ação está sendo liderada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que define o contrato feito sem licitação como um crime de lesa-cultura.

No Departamento de Minas Gerais - IAB/MG, 500 máscaras serão distribuídas aos foliões, que irão brincar e protestar durante os quatro dias de Carnaval, nos blocos de rua espalhados pela cidade. Desenhadas pelo consagrado cartunista Aroeira, as máscaras também são homenagens a dois ícones da arquitetura brasileira.

Segundo o presidente do IAB, “Rose Guedes”, é louvável a iniciativa do governador do Distrito Federal em querer planejar os próximos anos de Brasília, mas é indispensável que se haja transparência e participação da sociedade nesse processo.

“A capital federal é fruto da capacidade do povo brasileiro, concebida e planejada pelo talento dos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer, um retrato da cultura do país no Planalto Central. Do modo como as coisas estão sendo feitas, corre-se o risco de vermos nossa cultura ser sufocada em favor de um deslumbramento de conceito de cidade que pode não atender às nossas reais necessidades”, afirma Sérgio Magalhães.

Em dezembro de 2012, o IAB lançou a campanha nacional “Brasília By Cingapura Não!”, que conta com apoio de diversas entidades, como a União Internacional de Arquitetos (UIA), a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), a Associação Brasileira de Imprensa(ABI), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR).



0 comentários: