quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

IAB-MG homenageia o arquiteto Severiano Porto pelo seu aniversário

Severiano Porto completa 85 anos.
Foto: Divulgação ( Portal Vitruvius)
O IAB-MG homenageia os 85 anos de um dos ícones da arquitetura brasileira, o arquiteto Severiano Porto. Nascido no dia 19 de fevereiro de 1930, na cidade de Uberlândia-MG, onde ainda jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar Arquitetura na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, onde hoje é a Universidade Federal do Rio de Janeiro e logo após, aos 37 anos, recém, formado, mudou-se para Manaus-AM.

Foi em meio à floresta Amazônica, vivendo com a família em uma casa de madeira, junto a um igarapé, que o arquiteto começa a se destacar com suas particularidades, expressões e linguagens arquitetônicas adequadas à região, que vão desde aspectos de conforto ambiental à utilização de materiais locais.


Seus projetos têm reconhecimento nacional e vários dos grandes prêmios da arquitetura nacional já foram entregues ao “arquiteto da floresta” ou “arquiteto da Amazônia”, como é popularmente conhecido. Entre eles, podemos destacar três edições da Premiação Anual de Arquitetura do IAB, destacando os seguintes projetos: Estádio Vivaldo Lima (que hoje, cedeu lugar a uma nova arena), agraciado com Menção Honrosa pela 3ª premiação anual do IAB Nacional, em 1965. Dois anos depois, o projeto do Restaurante Chapéu de Palha, que surpreende pela simplicidade das técnicas e materiais utilizados, assim como o vínculo com as tradições locais, característica sempre marcante do arquiteto e em 1971, sua própria residência. Esta que, foi desmontada (o projeto permitia esta técnica) quando Severiano mudou-se de Manaus. Porém, não se tem registros de onde foram parar as caixas com algumas das peças de sua estrutura.

Estádio Vivaldo de Lima, Manaus. Foto divulgação [Acervo Severiano Porto]
Restaurante Chapéu de Palha. Foto: Divulgação (Acervo Severiano Porto)

Residência Severiano Porto. Manaus. Foto: Divulgação (Portal Vitruvius)

Alguns outros projetos de destaque do arquiteto:
Residência Robert Schuster, Manaus

Centro Ecumênico de cavaco em Rio Preto da Eva. Foto: Acervo/Maria Tereza Guerreiro.
Centro de Proteção Ambiental Usina Hidrelétrica de Balbina, Manaus. Foto: Divulgação (Acervo Severiano Porto)




0 comentários: