quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Iab/MG homenageia os vencedores do Prêmio Gentileza Urbana 2015

Por Ana Paula Saliba

Auditório do Museu de Arte da Pampulha, minutos antes do início da Cerimônia de entrega do
Prêmio Gentileza Urbana 2015. Foto: Bruno Possato

No dia 29 de agosto, o Departamento de Minas Gerais, do Instituto dos Arquitetos do Brasil, IAB/MG,  homenageou os vencedores da edição 2015 do Prêmio IAB  Gentileza Urbana, no Museu de Arte da Pampulha. Neste ano 24 iniciativas reconhecidas e indicadas pela comunidade, instituições e entidades civis foram premiadas. De ações de intervenção na paisagem urbana, a iniciativas individuais desconhecidas do grande público, estas atitudes, gestos ou influências ficam para a presidente do Iab/MG, Rose Guedes como “um registro do compromisso de cada um com a cidade entrará para história, este compromisso será exemplo para outros, e não se esqueçam,  um dia outra pessoa estará aqui e em outros lugares, contando as nossas histórias, o que acertamos e o que erramos, portanto vamos deixar o registro do melhor de nós. Vamos caminhar juntos, acreditando que é nossa reponsabilidade construir um  mundo mais justo, mais fraterno e mais digno,  igualmente para todos”

As ações premiadas na área de Arquitetura e urbanidade foram o Guia do Bem, uma ferramenta digital para conhecimento, divulgação e proteção dos bens tombados e a implantação do Parklets, varandas urbanas, equiptrº  temporário em vagas de estacionamento nas vias, com o objetivo de propor novos usos para esses espaços. Na categoria Direito à paisagem urbana o destaque foi para o projeto Mulambo Coletivo que leva arte gratuita através stickers, stencils e graffitis em paredes, muros e praças da capital mineira.

Na categoria Respeito à Memória e ao Patrimônio os ganhadores foram o registro da última entrevista concedida, um vídeo,  pelo artista Inimá de Paula em 1999, poucos meses antes da sua morte, o ARQBH – Guia de Arquitetura Online, que contribui com a preservação e divulgação da arquitetura da cidade; o Espaço Coletivo Luis Estrela, um local de criação e compartilhamento artístico, político e cultural, aberto e autogestionado; a Requalificação da Casa na Av. Álvares Cabral, sede do escritório do GPA&A e o Guia Arquitetônico de BH, resultado de um projeto de extensão da Universidade FUMEC e que difunde a cultura arquitetônica local.
No quesito Cidadania, ações individuais e coletivas ganharam destaque. Foram homenageados Ronan Honório que doa brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais e Julia Macedo de 11 anos, com o Projeto Lacre do bem, que arrecada lacres de latinhas de alumínio para comprar cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida, creches e outras instituições. As obras educativas de Padre Giussani também foram reconhecidas pelo trabalho educacional com crianças de 0 a 15 anos, na Região Norte de BH, e os projetos BH Sempre um Papo, que contribuir para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao hábito da leitura a fim de formar cidadãos mais críticos, e as manifestações culturais dos Atores carnaval de rua de BH que reinventam tradições carnavalescas buscando novos significados nas relações sociais e com a cidade e do Grupo Behoppers que desde 2012, promovem a cena hopper e o swing jazz em Belo Horizonte e propagar o espírito de alegria desse estilo de dança foram agraciados. E finalizando, os projetos de mobilidade como o BH em Ciclo, formada por cidadãos que escolheram e defendem a bicicleta como meio de transporte para transitar pelas vias da capital, e de mobilização como o Movimento Nossa BH que fomenta a união de forças entre lideranças comunitárias, organizações sociais, empresas, cidadãos e cidadãs, tendo em vista o comprometimento da sociedade e dos sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas que tenha como foco a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Belo Horizonte encerram foram contemplados desta categoria.
Na categoria Sustentabilidade Ambiental os destaques foram para Rogério Murilo Alberto com o Projeto Plantar Árvores, que dedica seu tempo livre, a plantar árvores e sementes pela vizinhança, para o Projeto Pomar do Cafezal promovido pelos moradores da Vila Santana do Cafezal que, além do plantio de espécies frutíferas, mobiliza famílias para recuperar áreas ambientalmente degradadas e para o projeto Árvore é Vida, conferido à Associação de Caminhantes da Estrada Real, pelo projeto sócio-ambiental de  plantio de árvores ao longo do trecho da Estrada Real. Na última categoria da premiação, a ação de Generosidade homenageada foi The street store BH, uma loja a céu aberto que oferece cobertores, roupas, calçados e acessórios para quem precisa.

Os vencedores de cada categoria foram condecorados com o troféu com design assinado pelo design Gustavo Greco. O evento contou com a presença da comissão julgadora formada pelos arquitetos e urbanistas João Diniz, Luciana Feres e pelo jornalista Valério Fabris; da presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, Vera Carneiro Araújo e, representando o Prefeito Márcio Lacerda, o Secretario Municipal Adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Castro.

O Prêmio Gentileza Urbana contou com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG e patrocínio  do Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais – SINARQ/MG, CDL/BH, Casa do Porto e Wine Come.
A escolha do Museu de Arte de Pampulha para sediar a premiação, foi uma iniciativa do IAB/MG que abraça a candidatura do Conjunto Arquitetônico da Pampulha a Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.







0 comentários: