quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O arquiteto Maurício Andrés faz lançamento de livro em Brasília


O arquiteto Maurício Andrés lançou, em Brasília, o livro “ECOLOGIZANDO a cidade e o planeta”. A obra foi produzida a partir da fusão de duas publicações anteriores do autor, em parceria com Cláudio Martins, “Uma Cidade se forma” e “Migrações de um arquiteto”. Os temas abordados relatam a demanda energética do ambiente construído e da necessidade de edifícios e cidades sustentáveis.



A segunda, aborda a ecologização do planeta, em um estudo sobre os assentamentos humanos a partir dos casos de dois pequenos países-ilha, um socialista, outro capitalista - Cuba e Japão - bem como dois grandes países tropicais, Índia e Brasil. Propõe ainda a cidadania planetária, a economia ecológica e a ação ecologizada, já que o ser humano tornou-se gestor da evolução, nessa rápida e turbulenta transição do planeta para a era ecozóica.


Destinado a arquitetos, urbanistas, engenheiros, gestores ambientais no setor público e privado e estudantes dessas áreas, a publicação tem o prefácio assinado pela presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – MG, Cláudia Pires, que assim define: “O livro expõe, exemplifica e incita: permite uma reflexão sobre a finitude dos recursos naturais e lida com a noção de simplicidade das ações e dos seus desejos, já que extraímos muito, senão o bastante, da natureza."
Veja as fotos do evento.
"ECOLOGIZANDO a cidade e o planeta" é dividido em duas partes. A primeira, explana sobre temas locais e da ecologização das cidades, ecossistemas em que vive a maior parte de população mundial e brasileira. Trata da cidade e de sua relação com o meio ambiente, o clima e a energia, reforçando sobre a necessidade de usar fontes limpas e renováveis de energia e para conservá-la, a importância do ecodesign arquitetônico e urbanístico.

0 comentários: