sábado, 18 de abril de 2009

Últimos dias para se inscrever e participar da rodada de palestras e discussões em caráter regional da III Conferência de Cidades de Fronteira

III Conferência Internacional Desenvolvimento Urbano em Cidades de Fronteira acontece novamente no Paraná

Foz do Iguaçu foi eleita, novamente, a cidade para ser a sede da III Conferência Internacional Desenvolvimento Urbano em Cidades de Fronteira. O evento acontecerá no Parque Tecnológico de Itaipu – PTI. A cidade já havia sediado a segunda edição do evento em 2006. Em 2004, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sediou a primeira edição.A escolha da cidade paranaense não é inocente. A questão da territorialidade em cidades de fronteira é um tema muito caro, justamente, por Foz do Iguaçu estar situada na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, além da proximidade com o Uruguai.

O primeiro momento - pré-conferência - terá o formato de um “Seminário Regional” e acontecerá dos dias 3, 4 e 5 de maio, com palestras proferidas por convidados e, o segundo terá o caráter de “Conferência Internacional”, que, além de conferências magnas, contará com a apresentação de trabalhos científicos pelos participantes. A Conferência acontecerá nos dias 2, 3, 4 e 5 de agosto.A idéia do evento é propiciar o encontro de pessoas que lidam diariamente com a questão territorial para que a troca de experiências, idéias e teorias inovadoras, envolvendo o planejamento ambiental urbano, acabe gerando soluções de gestão para as cidades e regiões de fronteiras internacionais.

A III Conferência Internacional Desenvolvimento Urbano em Cidades de Fronteira é realizada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Nacional e IAB – Departamento Paraná, e conta com o apoio de Itaipu Binacional- Parque Tecnológico de Itaipu, CREA- Conselho Regional de Engenharia Arquitetura Agronomia e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Nacional – Ipardes.

O evento conta ainda com a participação da FPAA – Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos, UIA – União Interncional de Arquitetos, CAF – Corporação Andina de Fomento e Caixa Econômica Federal. Para outras informações, acesse o site: www.iabpr.org.br/3conferencia/

0 comentários: