quarta-feira, 20 de maio de 2009

Comentários COSU

Prezada Arquiteta Claudia Pires, Presidente IAB/MG,

Em nome da Direção Nacional, receba nossos agradecimentos pelos esforços desempenhados pelo IAB/MG, à organização do 131º COSU, ocorrido na Cidade de Ouro Preto, de 13 a 16 de maio de 2009.

Um abraço,
Atenciosamente

Arquiteto Dr. João Virmond Suplicy Neto
Presidente IABDireção Nacional

--

Caros Suplicy, Claudia e Juca:

O 131º COSU não poderia ser melhor em cenário mais belo. Sinto um vigor novo nesta velha instituição, com uma nova geração se interessando por algo mais que o brilho do umbigo. A rigor senti falta da presença rebelde estudantil, especialmente numa cidade universitária, tão alegre e jovem como Ouro Preto.

Para este momento promissor contribuíram muito a campanha do CAU, a nova lei da assistência técnica e os esboços de resistência à invasão, sem reciprocidade, dos pop star da Arquimidia européia, que tanto impacto causa em nossos administradores sedentos de promoção pessoal. São grande conquistas, mas não podemos baixar a guarda.

Há muito por construir para voltarmos a ser uma referência internacional em arquitetura e arte, como já fomos desde o período Colonial até o passamento do Modernismo. Precisamos, arquitetos e acadêmicos, repensar a nossa arquitetura e cobrar de nossas autoridades a reinserção da arquitetura na política cultural do pais, como fizeram os Governadores Gerais (colonial), D. João VI (neo clássico), Vargas e Juscelino (modernismo) em seus governos. Parabéns, mas não podemos dormir nos louros.

Às Armas!!

Paulo Ormindo

--
Caríssimo Nigro,

Obrigada pela gentileza do envio das belas fotos desse Cosu coeso. Aliás, desse Cosu irretocável organizado pelos que fazem o IAB-MG, como destacamos na seção "Pinga-Fogo".

Foi um prazer revê-lo e ter a oportunidade de entregar-lhe o seu certificado de participação da XVI Bienal de Quito, mediante seu livro (In) Sustentabilidade Urbana,que nos fez refletir sobre a dinâmica urbana.

Cordiais saudações,

Vania Avelar

0 comentários: