segunda-feira, 15 de junho de 2009

Curiosidades IABlog

Dois monumentos situados no Brasil ficaram entre os preferidos de 239 mil votantes que elegeram as sete maravilhas de origem portuguesa no mundo.

Jorge Horta

Convento de São Francisco, em Salvador, foi um dos eleitos.

Lisboa - O Convento de São Francisco de Assis da Penitência, em Ouro Preto, e o Convento de São Francisco e Ordem Terceira, em Salvador, foram eleitos como duas das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. Os dois monumentos situados no Brasil faziam parte de uma lista de 27 monumentos de origem lusa espalhados pelo mundo.
foto: Márcio Carvalho
A divulgação dos vencedores, após votação de mais de 200 mil portugueses, foi feita ontem em Portimão, numa cerimónia com cerca de 2 mil convidados. "Esta iniciativa demonstrou o orgulho de todos nós, portugueses ou não, na sua história, no seu património, nas suas raízes. O objectivo da New 7 Wonders Portugal sempre foi despertar o interesse nas pessoas e conseguir assim preservar um legado que é de toda a Humanidade", afirmou Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal.
Além dos dois conventos brasileiros, os portugueses escolheram a Fortaleza de Diu (Índia), a Fortaleza de Mazagão (Marrocos), a Basílica do Bom Jesus de Goa (Índia), a Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde) e a Igreja de São Paulo (Macau). Vários artistas da lusofonia contribuíram para o espectáculo que marcou a revelação das sete maravilhas de origem portuguesa. Daniela Mercury, Maria João e Mário Delgado, Paulo Gonzo, Ricardo Ribeiro e Rabih Abou-Khali, Rui Veloso e Tito Paris e Boss AC foram os convidados musicais. A New 7 Wonders Portugal foi criada no âmbito da Declaração Oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo.
As Novas 7 Maravilhas do Mundo foram seleccionadas a partir de 21 monumentos pré-seleccionados, classificados pela UNESCO como Património da Humanidade e anteriores ao século XXI.As Novas 7 Maravilhas do Mundo são agora a Grande Muralha da China, a cidade de Petra, na Jordânia, a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, a pirâmide maia de Chichén Itzá, no México, o Taj Mahal, na Índia, o Coliseu de Roma, em Itália, e a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, no Brasil.Em paralelo, foi organizada a eleição das 7 Maravilhas de Portugal, eleitas numa votação que envolveu mais de 350 mil portugueses. De entre os 21 monumentos situados em território português que foram a votação os escolhidos foram o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio da Pena, o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Óbidos, a Torre de Belém e o Castelo de Guimarães.

0 comentários: