quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Patrimônio Modernista de Belo Horizonte pede socorro

O Departamento Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG), no ano em que lança a Campanha de Preservação do Patrimônio Modernista Professor Sylvio de Vasconcellos, na capital mineira, faz um apelo às autoridades públicas municipais e estaduais, aos conselhos de patrimônio, ao Ministério Público e às demais entidades de defesa da Arquitetura e do Urbanismo, para que sejam tomadas providências urgentes para que demolição do prédio localizado à av. Antônio Carlos, em frente à Lagoinha, NÃO seja efetuada.

(Fotos: Gladyston Rodrigues)

A cidade de Belo Horizonte, em seus 111 anos, foi projetada para a modernidade através de seus edifícios modernistas. Construídos a partir da década de 40, essa jóia da cidade é um deles, tendo ainda exemplos de representatividade nacional, tais como, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que são marcos na nossa memória cultural e que necessitam ser preservados.

O IAB-MG entende que, ao demolir este edifício, leva-se junto um pedaço da história da cidade. Entende também que muitos equívocos destes foram feitos na cidade em nome do desenvolvimento rodoviário e do progresso. Contudo, os arquitetos, unidos, têm soluções para apresentar à cidade de forma resolver seu problema de trânsito, ao mesmo tempo, cumprir a função de deixar para história, um legado cultural, artístico e arquitetônico.

O IAB-MG se coloca à disposição para apresentar uma alternativa para a obra no local e informa que tem tentado incessantemente fazer esta interlocução e, em uma atitude extremada, faz este apelo.

Belo Horizonte, 10 de junho de 2009: ano estadual de preservação do patrimônio modernista Professor Sylvio de Vasconcellos.

Cláudia Pires
Presidente do IAB-MG

0 comentários: