terça-feira, 16 de junho de 2009

Projeto In Design apresenta como se faz os produtos em exposição na Feira da Unilar

Quem são os responsáveis pelos produtos que compõem os cômodos da sua casa? E como eles são criados? Processo criativo é desordenado, não se sabe por onde ele começa e o que poderá surgir ao final? O Projeto In Design - processo de criação e tecnologia, produzido pelo Instituto Nuoo, pretende desvendar os bastidores da criação de um produto demonstrando o seu desenvolvimento associado às atividades de design, desde a criação até a fase de modelagem.

O Projeto poderá ser visto em um dos estandes da Feira da Unilar, que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. In Design consiste em uma apresentação ao vivo do trabalho de designers do início da criação de camas, cadeiras, luminárias e outros acessórios para casa até o momento dos mesmos irem para a fase de produção industrial. Oito profissionais da área revezarão em três estações de trabalho: criação e rendering, modelagens computacionais (3D) e modelagens reais. Na primeira estação o designer usa do desenho a mão livre para criar, já a segunda parte permite a formatação digital em diversos ângulos e, por último, é feito à mão o modelo em escala. O visitante terá a chance de conhecer melhor cada etapa do processo de construção deuma idéia até a concretização da mesma.

Serão criados modelos de produtos reais, mobiliário e objetos de decoração durante toda a tarde e noite diariamente Serão seis dias de apresentações, dentro da Feira da Unilar, com uma programação que intercala trabalho ao vivo, projetado em TVs de 50’ e exibição de vídeos institucionais com entrevistas com diversos designers e suas diferentes visões na hora de criar um determinado produto. Além dos visitantes da Unilar, o Instituto Nuoo em parceria com o Instituto de Arte e Projeto (Inap), agrega ainda mais olhares a exposição “in loco”.

Profissionais de design gráfico e de interiores realizarão um trabalho colaborativo com os designers de produto trazendo a experiência de cada área para criar a identidade visual dos objetos criados e a disposição deles nos ambientes. “Queremos mostrar ao público e ao mercado consumidor, o potencial tecnológico e criativo do design voltado para a indústria. É uma forma de reafirmar a força do Estado em vários segmentos e o reconhecimento do uso do design nos setores produtivos mineiros”, afirma Marco Túlio Boschi, um dos coordenadores do Instituo Nuoo. O Projeto In Design tem como patrocínio SEBRAE, Centro Minas Design e Instituto de Arte e Projeto (INAP).

Instituo Nuoo

Os designers Camilo Belchior, Cristina Abijaode e Marco Túlio Boschi estão à frente do Instituto Nuoo, um espaço de idéias com o objetivo de promover o desenvolvimento do design, incentivando a relação entre o mercado e a academia. O Instituto promove uma séria de eventos que buscam informar, atualizar e capacitar, quer seja estudante ou profissional ativo no mercado, sempre em parceria com empresas que acreditam e investem neste propósito.

Acesse: www.nuoo.com.br

Feira Unilar

Em sua 26º edição, a Unilar 2009 será realizada de 16 a 21 de junho, no Expominas, e vai homenagear o Ano da França no Brasil. Em mais de um quarto de século, a Unilar reuniu milhares de pessoas, apresentou e consolidou tendências e seus produtos estiveram presentes no lar de centenas de famílias mineiras. Neste ano, pretende bater os resultados de 2008, quando reuniu mais de 230 expositores e 65 mil visitantes nos seis dias de realização. Será uma feira moderna, arrojada, com certeza de muita visitação, grandes oportunidades e bons negócios para os expositores, apresentando como o primeiro de uma série,em parceria com o Instituto Nuoo, a presença do design como fator de diferenciação dos produtos junto ao publico da feira.

Serviço:

Projeto In Design - processo de criação e tecnologia
Estande da Feira da Unilar
Data: 16 a 21 de junho
Horário: 10h às 23h
Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6030, Gameleira.

Acompanhe o que acontece na Feira: http://indesign2009.blogspot.com/

0 comentários: