domingo, 7 de março de 2010

Semana de Arquitetura IAB-MG

Vem aí a Semana de Arquitetura IAB-MG, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais. O evento é gratuito e acontece de 9 a 11 de março, na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (Rua Paraíba, 697 – Funcionários).
Para mais informações contate o IAB-MG, na Rua Mestre Lucas, 70, Cruzeiro ou pelo telefone (31) 3225-6408 e e-mail iabcomunicacao@gmail.com .
A programação será variada e englobará palestras, mesas redondas, lançamentos de livros, além da exposição dos trabalhos da 11ª Premiação de Arquitetura 2009 IAB-MG e o Prêmio Gentileza Urbana. Confira a grade de programação. ENTRADA FRANCA!

terça-feira, 09/03

9:30h
Licenciamento e Regulação Urbana
Convidado: Prefeito de Belo Horizonte-MG
APLENA - Julio de Marco
SINAENCO- Yuko Sato
GEMARQ - presidente
SINARQ - Eduardo Fajardo
IAB - Heleno Baptista
SINDUSCON - Waldir Pires
14:00h
Diálogos sobre a Paisagem
ABAP Saide Katouni
ABAP-MG – Marieta Cardoso Maciel
IAB- Cláudia Pires / Sérgio Myssior
SINARQ - Eduardo Fajardo
Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ronaldo de Vasconcellos
Lançamento do Ano Estadual Do Direito à Paisagem Urbana

16:30h
Sessões Temáticas - Premiação de Arquitetura
Coord. Sylvio Podestá
Flávio Almada
Letícia Melgaço
TFG Grazielle Nunes de Azevedo
João Diniz
Roberto Botrell
Rogério Masacarenhas

19:00h
Palestra Sidonio Porto (SP)
Lançamento do livro "Sidonio Porto, Um Intérprete de Seu Tempo"

Abertura da exposição Premiação de Arquitetura IAB-MG 2009

quarta-feira, 10/03

9:30h
Temas locais: Região Metropolitana
Coord.: José Abílio Belo Pereira
Maria Auxiliadora Alvarenga
Roberto Monte-Mor
Teodomiro Diniz Camargos

14:00h
Habitação, Urbanização e Cidades
Coord.: Roberto Caldeira (UNILESTE / IAB-MG
Demetre Anastassakis (Invento Espaços)
Silke Kapp (MOM)

16:30h
Sessões Temáticas - Premiação de Arquitetura
Coord: Mauro Campello
Edwiges Leal
Ulisses Morato
Cássia de Souza Mota TFG

19:00h
Conferência: Maurício Andrés (DF)
Lançamento do livro "Ecologizar"

Posse do IAB-MG

quinta-feira, 11/03

9:30H
Encontro de Núcleos IAB
Pauta: Plano de trabalho da gestão estadual (Evento restrito ao IAB-MG)
Diretoria IAB-MG e Núcleos

14:00h
Panorama da Arquitetura Brasileira
Convidado: Roberto Segre (RJ)
Gustavo Penna
Luciana Feres (IAB-MG)
Flávio Carsalade (UFMG)

16:30h
Sessões Temáticas - Premiação de Arquitetura - Trabalhos Teóricos
Coord.: Cézar Simão
Celina Borges Lemos – Sylvio de Vasconcellos
Julio Araújo Teixeira - Intervenção em Patrimônio Modernista -
Paulo Henrique Alonso - Trabalho Teórico Publicado
Altino Caldeira – Trabalho Teórico Publicado
Projetos Especiais de Arquitetura - Bruna Christófaro

19:00h
Palestra - Carlos Teixeira
Lançamento de Livro "Condomínio Absoluto"

Palestrantes

Carlos M. Teixeira é formado em arquitetura (1992, EA-UFMG) e mestre em urbanismo (1994, com distinction) pela Architectural Association. Tem escritório desde 1995 (Vazio S/A), onde desenvolve pesquisas urbanas com grupos interdisciplinares e projetos arquitetônicos. Publicou os livros “Em Obras: História do Vazio em Belo Horizonte” (CosacNaify, 1999), “O Condomínio Absoluto” (C/ Arte, 2009), “Espaços Colaterais” (como um dos organizadores, Cidades Criativas, 2008) e foi bolsista do programa Virtuose do Ministério da Cultura. Expôs seus trabalhos no IV Bienal de Arquitetura de São Paulo; Pavillion de l’Arsenal, IX Bienal de Arquitetura de Veneza, RIBA (Londres), Victoria & Albert Museum (jun-2010); e proferiu palestras sobre seu trabalho na AA, East London University, London Metropolitan University e RIBA.
_________________________________________________________________________________
Maurício Andrés Ribeiro. Arquiteto formado pela UFMG em 1972, foi Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil- MG(82-83). Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte (90-92).Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (95-98). Diretor Executivo do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, no Ministério do Meio Ambiente, Brasília (2001-2002). Assessor e Secretário Geral substituto da Agência Nacional de Águas – ANA – 2002 a 2010 Conselheiro no Conama 1998-2010. Ex-Vice presidente da Fundação Cidade da Paz, Brasília. Professor dos cursos de Gestão Ambiental da FUMEC-BH; de Gestão Ambiental Urbana da Universidade Católica de Brasília e da Formação Holística de Base - Cultura ambiental e cultura da paz, na UNIPAZ- RJ e UNIPAZ-GO. Autor de diversos artigos e livros, entre eles “Ecologizar ” , 4ª edição- trilogia, Editora Universa, (2009) ; “Tesouros da Índia para a Civilização Sustentável”, Santa Rosa Bureau Cultural(2003); e “Ecologizando a cidade e o planeta” Editora C/Arte, 2008.
_________________________________________________________________________________

Roberto Segre (Milão, Itália, 1934). Italiano e argentino. Residente em Itália (1934-1939), na Argentina (1939-1963); em Cuba (1963-1994); no Brasil (1994-2010). Arquiteto (1960) na FADU/UBA, Buenos Aires ; Doutor em Ciências das Artes (1990), Faculdade de Artes e Letras, Universidade de Havana, Cuba; Doutor em Planejamento Regional e Urbano (1997), IPPUR, UFRJ. Professor Titular Aposentado no DPA/FAU/UFRJ, Rio de Janeiro; Professor Titular Consulto, Faculdade de Arquitetura, ISPJAE, Havana, Cuba. Professor no PROURB/FAU/UFRJ. Pesquisador 1B do CNPq (1995-2010). Doutor Honoris Causa, Instituto Superior Politécnico “José Antonio Echeverría”, Havana, Cuba (2007). Coordenador do DOCOMOMO-Rio (2010). Os livros recentes são, Arquitectura Antillana del siglo XX, Bogotá-Havana (2003); Arquitetura Brasileira Contemporânea, Rio de Janeiro (2003), Brasil. Jovens Arquitetos, Rio de Janeiro (2004), Guia da arquitetura contemporânea no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (2005), Edifícios Hoteleiros. Hotel Unique de Ruy Ohtake, São Paulo (2005). Casas Brasileiras (2006), Rio de Janeiro; Oscar Niemeyer, 100 anos, 100 obras (2007), São Paulo. Rio de Janeiro.Guia de Arquitectura (2008), Buenos Aires; Gustavo Penna Arquiteto (2009), Rio de Janeiro.
________________________________________________________________________

Sidonio Porto nasceu em Minas Gerais, em 1940. Formou-se arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da UFMG em 1964. Exerceu atividade docente na FAU/UFMG e na Escola Panamericana de Arte, em São Paulo. Foi Diretor do IAB/MG e Diretor e Conselheiro da AsBEA/SP. Exerce atividade profissional de Arquiteto em São Paulo desde 1965, em escritório associado inicialmente, e em escritório próprio a partir de 1976.
Executou projetos de conjuntos industriais, shopping centers, centros administrativos, residências, hotéis, clubes, conjuntos de cinemas, garagens de ônibus, terminais de carga, parques rodoviários, prédios de escritórios, agências bancárias, etc; construídos em vários estados e também no exterior. Participou de todas as Bienais de Arquitetura tendo sala especial na 5ª BIA-Bienal Internacional de Arquitetura e inúmeras outras exposições nacionais e internacionais. Recebeu vários prêmios como Prêmio Rino Levi do IAB-SP, Prêmio ASBEA de Arquitetura Industrial, 3 prêmios consecutivos da Bticino e Prêmio Cauê.
Foi vencedor em 2005 do concurso nacional de Projetos de Arquitetura para a Sede da PETROBRAS em Vitória/ES – concurso realizado pelo IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, tendo sido inscritos mais de 200 escritórios de arquitetura do Brasil e do exterior.
Tem projetos publicados nas revistas AU, Projeto, Arquitetura e Construção, Anuários de Arquitetura, Decor Year Book, Casa Vogue, Casa & Jardim, revistas estrangeiras, etc. Faz parte do elenco de profissionais do livro “Arquitetos do Brasil”, entre outros. Em comemoração aos 45 anos de seu exercício profissional a Pro Livros está lançando o livro “SIDONIO PORTO UM INTÉRPRETE DE SEU TEMPO”.
________________________________________________________________________

0 comentários: