segunda-feira, 8 de março de 2010

IAB-MG lança Ano Estadual do Direito à Paisagem

Quais são as interferências na cidade pela visão do arquiteto? Essa discussão marcará o lançamento do Ano Estadual do Direito à Paisagem, amanhã (9), às 14 horas no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG. O evento está inserido na programação da Semana de Arquiteura IAB-MG.
De acordo com a presidente do IAB-MG, Cláudia Pires, a campanha deste ano está voltada para a discussão da paisagem urbana e sua relação com o meio ambiente. “É necessário refletir sobre a existência de sítios históricos consolidados e suas formas de preservação, sobre os espaços de uso privado e coletivo e seu entorno, sobre as territorialidades metropolitanas na consolidação dos atributos ambientais da cidade e, acima de tudo, divulgar a contribuição dos arquitetos no debate sobre a sustentabilidade urbana”, explica Cláudia.
Segundo ela, será discutida a valorização dos atributos paisagísticos ambientais das cidades, por meio do entendimento dos problemas ambientais decorrentes da ocupação urbana feita sem as diretrizes da arquitetura e urbanismo. “Esta intervenção deve ser feita com bons projetos, com assistência técnica, que contribuem para a prevenção de desastres pois estes passam a ser minimizados pelo planejamento de nossas cidades”,destaca. “A sustentabilidade urbana, por sua vez, se dá pela avaliação crítica e pertinente dos impactos que trazem às cidades, os novos empreendimentos urbanos. Com a utilização adequada dos instrumentos técnicos e legais disponíveis, os Arquitetos podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das nossas cidades”, conclui.

0 comentários: