quarta-feira, 3 de março de 2010

Maurício Andrés lança livro na Semana de Arquitetura IAB-MG


A 4ª edição do livro Ecologizar, de Maurício Andrés será lançada dia 10/03, quarta-feira, às 19:00h na Semana de Arquitetura IAB-MG. A obra é uma compilação da trilogia do autor, mas pode ser comprada separadamente. Ao todo são 18 capítulos nos quais se agrupam cerca de 200 textos que refletem sobre a ação ecológica, definem os vários princípios, abordam a questão dos métodos de gestão participativos em várias escalas. O livro conta ainda com os prefácios de Pierre Dansereau, professor emérito da universidade de Quebec em Montreal e de Pierre Weil, da Unipaz.


A trilogia é dividida em volumes, sendo o primeiro sobre os princípios para a ação no qual cinco capítulos abordam o tema a partir das perspectivas da cultura, consciência, ecologia e evolução, valores humanos e economia, realçando a abordagem histórica das questões ecológicas e sua relação com a evolução. O segundo volume é um relato sobre os métodos para a ação, possui oito capítulos sobre a ação estratégica, gestão colegiada e sobre os temas setoriais da gestão da segurança, do clima, das águas, da cidade e da saúde. Já o ultimo volume trata dos instrumentos para a ação, tem cinco capítulos sobre os instrumentos de ordenamento territorial, regulatórios, econômicos, socioculturais e instrumentos educacionais.
Segundo o autor, hoje há um déficit de informação sobre o que é a ecologia e o livro procura organizar e sistematizar conhecimentos voltados para a ecoalfabetização. Da mesma forma ele aborda as questões ligadas à consciência ecológica. “O livro coloca em foco a questão ecológica. Defende a necessidade de superarmos a ecoalienação, de nos ecoalfabetizarmos e de conhecermos o que são as ciências ecológicas, fundamentais para orientar a ação. É um livro com abordagem cultural da ecologia, do ser humano, sua vida e consciência”, afirma Maurício Andrés.
O livro se destina ao público em geral, considerado pelo autor como gestores da evolução e aos gestores públicos e privados para que participem conscientemente da evolução, bem como aos gestores ambientais proporcionando visão panorâmica do contexto em que desenvolvem sua atividade, municiando-os com ferramentas conceituais e operacionais para desenvolverem sua atuação.

0 comentários: