quarta-feira, 13 de abril de 2011

Semana de Arquitetura é aberta com importante discussão sobre a Sustentabilidade feita por Roberto Segre no IAB-MG.



Roberto Segre - Crítico de Arquitetura
presenteou o IAB-MG com uma memorável palestra.

O Arquiteto Roberto Segre, jurado da premiação de Arquitetura 2011, acompanhado de Marina Salgado, Gustavo Penna e mediado por Marieta Cardoso Maciel, nos brindou com um momento raro na Semana de Arquitetura. Com o tema Arquietetura e Sustentabilidade, o Arquiteto italo-argentino aproveitou que o tema sustentabilidade faz parte da agenda da maior parte das discussões e recuperou a história da discussão ecológica na Arquitetura. Desde a Revolução Industrial, passando pelas utopias do século XIX (socialismo utópico), os dilemas das Guerras Mundiais frente à reconstrução de territórios e as discussões do Estilo Internacional, do american way life,  os movimentos de 68 e o a contracultura: estes momentos da história mundial e a quebra de paradigma feita pela discussão da modernidade e da pós modernidade, foram ponto de partida para uma noite deliciosa. Agradecemos ao Professor Roberto Segre por esta oportunidade de ouvi-lo.

Abrindo a noite, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho da Marina Salgado, ganhador de Menção Honrosa na Premiação de Arquitetura com a Dissertação de Mestrado: Ouro Preto: Paisagem em Transformação. Marina abordou com propriedade e tema título da campanha do IAB-MG (Direito à paisagem urbana) e refletiu sobre o momento atual da preservação da paisagem urbana em sítios históricos, patrimônio da humanidade como é o caso de Ouro Preto-MG.

Logo a seguir, provocados pela discussão feita pelos dois expositores, Gustavo Penna falou de Arquitetura e da árdua batalha a ser travada pelo Arquiteto Mineiro para se posicionar frente aos desafios brasileiros da Arquitetura. Fez um apelo para a proximação dos Arquitetos, junto ao IAB-MG de forma a garantir, no longo prazo, o fortalecimento da Categoria Profissional.

Este depoimento, partindo da mesa redonda, deu início a um acalorado debate em que participou a presidente do IAB e demais membros da platéia.

Primeiro dia da Semana movimenta o debate em torno do futuro do Mercado do Cruzeiro.

Preocupados com o futuro do Mercado do Cruzeiro, Arquitetos presentes discutiram este tema, finalizados os trabalhos da noite. A partir deste debate, partindo de um argumento e da provocação do Arquiteto João Diniz, o IAB-MG, em parceria com a Associação de Moradores pretende organizar um chamamento aos escritórios de Belo Horizonte para a apresentação de propostas para o mercado. Intitulado: O que você faria para revitalizar o Mercado? a proposta do IAB-MG e comunidade é responder ao desafio de solucionar vagas, revitalizar o mercado, integrar o parque urbano mas com um projeto que seja generoso com a cidade. O projeto será lançado pelo IAB-MG no início do próximo mês.


Hoje o IAB-MG discute o CAU- Conselho de Arquietura e Urbanismo. O convite fica para que Arquitetos e demais intessados no tema participem da discussão. É importante que arquitetos conheçam o cosnelho já quem em 31 de dezembro teremos que estar de casa nova, decidindo o futuro da nossa profissão.

O segundo dia da Semana de Arquitetura começa às 18 horas com as palestras do patrocinador da Semana, REMASTER Piso que, na linha do ofertamento de soluções sustentáveis para a apliacação nos projetos de Arquitetura, apresentará sua linha de pisos elevados aos presentes. Confira!





0 comentários: