segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Premiação de Arquitetura IAB-MG tem novidades na análise dos projetos.

Premiação de Arquitetura tem novidades no edital.  A categoria Selo Verde IAB- Certificação de Projeto IAB-MG é a novidade neste edital.
Os projetos selecionados pela Comissão Julgadora serão objeto de analise de uma Comissão Julgadora complementar que avaliara os projetos sob a ótica da Certificação Verde dos projetos. Os critérios da Certificação verde estão relacionados a excelência na tomada de decisão de projetos de arquitetura tendo como proposta certificar projetos que atendam as seguintes premissas.

1. Respeito ao sitio- avaliação dos aspectos relacionados com: inserção urbana, visadas, paisagem, patrimônio cultural, permeabilidade, declividade, drenagem, esgotamento, infra estrutura, mobilidade, iluminação / ventilação

2. Na arquitetura - Diminuir o Consumo de Água, Gerar Menos e Aproveitar Resíduos, Economizar Energia, reduzir desperdícios, reduzir as emissões de carbono per capita e totais, promover a eficiência energética, reciclar e reutilizar recursos

3. Na cidade -Poluir Menos o ar - ninguém ter problemas de saúde causados por poluição,Evitar perda de Biodiversidade, reduzir impactos devidos ao transporte, aumentar % das pessoas deverão ir para o trabalho ou escola de bicicleta., reduzir os acidentes de ciclistas que produzam ferimentos sérios, Aumentar o % dos ciclistas devem se sentir seguros na rua, aumentar o % dos habitantes que deverão chegar a um parque em 15 minutos de caminhada, aumentando a frequência a essas áreas,Redução do barulho urbano, principalmente trânsito, a níveis seguros, que permitam um sono tranquilo e ambientes escolares eficientes, Cidade limpa - Lixo recolhido com presteza e eficiencia.

4. Atendimento ao uso racional de água, energia e destinação de resíduos sólidos -

5. Logística reversa compatível com a Menor Pegada Ecológica do projeto

6. Uso de materiais disponíveis no mercado e que promovam a melhor interação entre obra e meio físico territorial

7. Atenção ao impacto social da obra – projeto no local

8. Respeito ao ciclo de vida útil da obra

9. Uso da modulação, geminação, compacidade, como itens de racionalização e qualificação de projeto

10. Respeito aos condicionantes climáticos locais

11. Viabilidade econômica e financeira adequada

12. Uso correto das antigos e novos saberes locais e regionais

13. Beleza como itens de qualificação de projetoç

14. Menor impacto de obra no meio físico territorial e impacto reduzido na vizinhança imediata, visão ampliada do entorno, sombramento, paisagem, aspectos locais, ruídos, resíduos, trânsito / transporte.

Para maiores informações, acesse o edital na integra e participe!

0 comentários: